Comunicação Gigante Publicidade 1200x90
26/06/2023 às 09h36min - Atualizada em 26/06/2023 às 09h36min

Policial militar alagoano se prepara para disputar Mundial de karatê na Escócia

Alysson e equipe já estão com as passagens, e agora buscam doações para ajudar na hospedagem e alimentação

O cotidiano do cabo PM Alysson Lira se divide entre vestir a farda e o kimono; entre a rotina no quartel e no dojô.  Além de servir nas fileiras da Polícia Militar de Alagoas, ele é atleta de karatê e está às vésperas de encarar um desafio internacional.  O militar vai disputar o Campeonato Mundial de Karatê, que acontecerá entre 13 e 16 de julho, em Dundee, na Escócia.

 

Sua trajetória tem sido de êxito. Como atleta, obteve o primeiro lugar em dois campeonatos Norte-Nordeste e em 15 campeonatos alagoanos. Alysson sagrou-se campeão brasileiro por duas vezes. O bicampeonato conquistado em 2022 o credenciou e o encaminhou para o seu próximo desafio: o mundial, que será disputado na Grã-Bretanha.

 

Ele ingressou na PM em 2013, atuou em unidades operacionais da capital e do interior e atualmente serve no Comando de Policiamento da Capital (CPC). O militar-atleta compara a atividade esportiva com a profissão que abraçou: “além de uma arte marcial, o karatê é um estilo, uma filosofia de vida. Considero que há muita semelhança entre o karatê e a vida militar: a doutrina, a disciplina e a hierarquia caminham de mãos dadas em ambos”.

 

 

Com essa perspectiva e sob a condução do técnico Edgar Lucena, Alysson tem se preparado para a competição. O empenho inclui conciliar a rotina de serviços, a paternidade e os treinos para o campeonato mundial.

Uma família de caratecas combatentes

Alysson tem 29 anos de idade, mas a ligação com o esporte vem desde o berço. Pode-se dizer que faz parte da identidade familiar. Seus primeiros passos na modalidade foram dados aos cinco anos de idade. Desde então, participa de competições estaduais, nacionais e coleciona títulos.

 

A inspiração na vida, na carreira e no esporte, ele atribuiu ao pai. “Meu pai é meu professor, meu sensei (mestre) e também meu superior hierárquico. Hoje ele está na Reserva Remunerada (R/R), mas sempre foi e é influência dentro e fora dos tatames e também na instituição Polícia Militar”. O pai é o major Edson Ferreira, que se tornou referência na área de Defesa Pessoal na Corporação e é o atual presidente da Federação Alagoana de Karatê Interestilos (Feaki).

 

Antes da pandemia de Covid-19, pai e filho também desenvolveram um projeto de aulas de Karatê voltado para alunos do Colégio Tiradentes, da Polícia Militar (CPM). A atividade foi iniciada pelo pai quando na ativa e o filho deu prosseguimento até o ano de 2019.

 

 

A família conta ainda com outro atleta, militar e faixa preta: o cabo Elicleyton, um ano mais velho que o irmão e com o mesmo tempo de polícia.
 

Reforço


Até chegar o dia de lutar no tatame em terras escocesas, há ainda outro desafio para Alysson e equipe: a busca por recursos. As passagens estão garantidas, mas as despesas como hospedagem e alimentação são altas. Ele segue procurando apoiadores e patrocínio. Interessados, podem entrar em contato direto por meio do telefone (82) 99610-2015 ou e-mail [email protected].























alagoas.al.gov.br

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comunicação Gigante Publicidade 1200x90