Comunicação Gigante Publicidade 1200x90
21/07/2023 às 10h39min - Atualizada em 21/07/2023 às 10h39min

Paulo Dantas abre o maior dos Jogos Estudantis da história destacando ineditismo na estrutura

Com participações da Seduc, Selaj, Gabinete Civil e Setur e apoio do trade, Estado garante, pela primeira vez, hospedagem de atletas em 21 hotéis e pousadas e segue à risca padrão praticado pelo COB

A competição mais aguardada pelos jovens estudantes alagoanos no calendário está de volta. Na quinta-feira (20), o Governo de Alagoas lançou, oficialmente, mais uma edição dos Jogos Estudantis de Alagoas (Jeal), o maior evento esportivo estudantil do Estado. A solenidade de lançamento ocorreu no Teatro Gustavo Leite, no Centro de Convenções, em Maceió, e contou com a participação do governador Paulo Dantas.

 

Numa iniciativa inédita, o Jeal reúne mais de 7.500 estudantes de escolas das redes pública e particular de ensino do Estado e um total de R$ 1,5 milhão foram investidos pelo Governo de Alagoas para alimentação e hospedagem dos alunos-atletas que vêm do interior do estado em 21 hotéis e pousadas.

 

 

"Primeiro quero parabenizar o trabalho transversal que foi realizado pelas secretarias de Educação, Esportes e Turismo e o apoio do trade turístico para nós realizarmos o maior jogos estudantis. A gente fica muito feliz em poder está fomentando o esporte, integrando a juventude. Então educação e esporte trabalhando de maneira conjunta tenho certeza de que nós vamos ter jovens mais comprometidos, mais focados, disciplinados, que terão condições de mais prosperidade", disse o governador. 

 

 

"Agradeço ainda ao trade (turístico) que nos deu um desconto. O Governo do Estado está pagando tarifas reduzidas nas quais nós vamos ter 4 mil e 500 atletas hospedados de maneira confortável. Muitos nunca tiveram essa oportunidade. Então o trade foi muito importante", acrescentou o governador. 

 

 

Jogos terá 23 modalidades

 

O Jeal é organizado pelo Governo de Alagoas, através das Secretarias de Educação (Seduc) e Secretaria do Esporte, Lazer e Juventude (Selaj), juntamente com a Federação Alagoana de Esportes Colegiais (Faec). Neste ano, contou ainda com as parcerias da Secretaria da Cultura e Economia Criativa (Secult) e Secretaria de Turismo (Setur). Estão sendo disputadas 23 modalidades, sendo 19 individuais e quatro coletivas. Os jogos reúnem mais de 7.500 estudantes de escolas das redes pública e particular de ensino. A fase estadual dos Jogos 2023 começou no sábado (15) e segue até o dia 26 deste mês. 

 

 

Competição deste ano tem ineditismo

  

Um total de R$ 1,5 milhão foram investidos pelo Governo de Alagoas para alimentação e hospedagem dos alunos-atletas que vêm do interior do estado. Uma iniciativa inédita que deixou o jovem atleta Marcos Luiz da Silva, de 16 anos, e que representa a Escola Estadual Mário Gomes de Barros, do município de Joaquim Gomes, extremamente animado para participar da competição. 

 

 

"Nós não tínhamos estrutura para sair do nosso interior e garantir hospedagem e alimentação. É a primeira vez que estamos no Jeal e essa iniciativa do Governo de Alagoas é que está permitindo isso. Com isso, podemos fazer novas amizades, conhecer novas modalidades esportivas e levar na bagagem muito aprendizado e diversão". 

 

Para atender aos atletas, a coordenação do Jeal montou uma estrutura que segue à risca o padrão praticado nacionalmente pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) nos Jogos Escolares da Juventude (JEJ). A competição conta com aproximadamente 3 mil atletas da capital e 4.500 do interior. 

 

"A junção entre esporte e educação é que inicia o processo dos nossos futuros atletas. Através do Jeal nós começamos a reconhecer todos eles e fazer com que eles disputem também outros torneios fora do Estado e isso dá uma outra visão social. O governo tem essa questão social muito bem trabalhada entre os secretários, então eu acho que cada vez mais o esporte vai crescer no nosso Estado e esses meninos de hoje, futuramente, serão nossos atletas gigantes", pontuou a secretária de Esportes, Lazer e Juventude, Ângela Stemler. 

 

 

Em relação à alimentação, são servidos, diariamente, almoço e jantar, respectivamente. O café da manhã já está garantido nos hotéis. O Governo garantiu a hospedagem dos atletas em 21 hotéis e pousadas nos bairros da Ponta Verde, Pajuçara, Jatiúca e Mangabeiras. 

 

"O Jeal é fundamental, pois realiza uma integração importante para os jovens. A Seduc se responsabilizou pela alimentação de todos os alunos que estão vindo para a capital disputar o Jeal e tivemos também uma preocupação em oferecer todo o auxílio para os profissionais de educação física e árbitros que estão participando. Todas aquelas pessoas que estão trabalhando para que o Jeal possa acontecer e isso é fundamental. É sem sombra de dúvidas o maior Jeal da história em termos de participação e, acima de tudo, de empolgação dos jovens que estão participando pela primeira vez", destacou o secretário de Educação, Marcius Beltrão. 

 

 

Com a disponibilização de uma ambulância 24h no Ginásio Lauthenay Perdigão e, em caso de urgência nos hotéis ou lesão durante as partidas, o estudante, dependendo da gravidade da situação, será encaminhado para uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) ou para o hospital de referência do estado (o HGE). A organização do evento ainda teve uma atenção especial com a saúde dos atletas.

 

 

Modalidades 

 

Os esportes individuais e de duplas da edição 2023 do Jeal são: atletismo adaptado, vôlei de praia, wrestling, badminton, ciclismo, beach tênis, futevôlei, ginástica artística, xadrez, judô, taekwondo, karatê, tênis de mesa, natação, esgrima, triathlon, tiro ao arco e ginástica rítmica. Já as modalidades coletivas são basquete, voleibol, handebol e futsal.

 

Os ganhadores da etapa estadual seguirão para quatro competições diferentes: a primeira se refere aos Jogos Escolares da Juventude (JEJ), para a categoria juvenil (15 a 17 anos), no mês de setembro, em Ribeirão Preto (SP). Em novembro, será a vez das Paraolimpíadas Escolares, em São Paulo, e os Jogos Escolares Brasileiros (JEBs), para atletas do infantil (12 a 14 anos), que ocorrem de 28 de outubro a 10 de novembro em Brasília. Já Salvador (BA) sediará o Brasileiro de Futsal para atletas de 15 a 17 anos em data a ser definida.

 

Estiveram presentes na abertura oficial do Jeal, as secretárias Roseane Vasconcelos (Gabinete Civil), Bárbara Braga (Turismo), Melina Freitas (Cultura), Maria José (Mulher), Aline Rodrigues (Pessoa com Deficiência) e Adriana Araújo (Controladoria), além dos deputados Rafael Brito (Federal) e Sílvio Camelo (Estadual), e o vice-presidente da Faec, Djalma Pacheco. 

 




























alagoas.al.gov.br

 

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comunicação Gigante Publicidade 1200x90