Comunicação Gigante Publicidade 1200x90
03/04/2023 às 11h54min - Atualizada em 03/04/2023 às 11h54min

Alagoas tem o mês mais tranquilo da Segurança Pública na série histórica

Março teve menor número de mortes violentas desde 2012, quando os dados passaram a ser divulgados oficialmente

"Março de 2023 foi o mês mais tranquilo da série histórica. São números que mostram que trabalhamos segurança pública de forma muito séria, com muito empenho e de visão muito humana", declarou o governador Paulo Dantas, em pronunciamento na manhã desta segunda-feira (03). 

O governador valorizou o trabalho desenvolvido pelo secretário de Segurança Pública (SSP), Flávio Saraiva, que mantém o controle da criminalidade. "Desde que assumimos, estamos segurando os índices sempre nos patamares mais baixos da série histórica. Isso garante tranquilidade para o trabalhador que sai de casa para conseguir seu ganha pão, para o empresário que se sente seguro para investir, para o turista que quer aproveitar nossas belezas naturais. É prioridade de nosso governo", assegurou Paulo, reforçando que já convocou mais 1.000 policiais militares, 500 policiais civis e 400 bombeiros militares para melhorar ainda mais o trabalho da segurança pública.

No pronunciamento também foi destacado que houve queda de 66% no número de feminicídios no período. Houve ainda uma redução de 36% nas mortes violentas intencionais em Maceió, em comparação ao ano passado. Em Arapiraca, esses crimes caíram 28% e foi registrado o segundo mês mais tranquilo da capital do Agreste. O governador ainda destacou que Arapiraca está há dois anos sem roubo a residência e teve o menor número de roubo de motos de sua história.

O secretário Flávio Saraiva destacou a união de esforços no combate à criminalidade. Ele apresentou dados acerca de cumprimentos de mandados em aberto (MDA) onde, somente neste mês, foram cumpridos 93 MDA, sendo 51 deles de pessoas acusadas de homicídio. Além disso, Flávio afirmou que o Estado tem intensificado as ações de prevenção à perturbação do sossego, que são realizadas pelo programa Na Base do Sossego.

“Este foi um dos meses em que mais realizamos o cumprimento de mandados de prisões. Foram 93 ao todo, sendo 51 somente de pessoas acusadas de homicídios. Além disso, temos intensificado as ações de combate à perturbação do sossego, pois esse problema acaba desencadeando outros problemas como: homicídios, feminicídios, violência doméstica, roubos e furtos. Já identificamos algumas localidades e vamos intensificar as ações nesses lugares”, destacou.

Roubos a coletivos

Outro dado importante apresentado durante o pronunciamento do governador Paulo Dantas e do secretário Flávio Saraiva, é que Maceió reduziu significativamente os casos de roubos a transportes coletivos. Em comparação com o ano de 2016, onde a SSP houve o maior registro, sendo 116 casos no mês de março daquele ano, em 2023 apenas 1 caso foi registrado, totalizando uma queda de 99,1%

Outros dados

Seguindo os dados referentes ao mês de março, a SSP também divulgou os dados de apreensões de drogas em todo o estado e na capital. Foram 113 armas apreendidas em Alagoas este ano, sendo 36 na capital e 77 no interior.  Já a apreensão de drogas este ano foi de 66 no estado, 45 em Maceió e 21 no interior.

Por fim, o governador afirmou que o Estado têm investido na qualificação da Polícia Penal, que garante ações de inteligência que neutralizam ações de criminosos dentro do sistema prisional alagoano.

Também participaram da reunião o comandante-Geral da Polícia Militar, coronel Paulo Amorim; o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Jacques Wolbeck; o delegado-Geral da Polícia Civil, Gustavo Xavier; o secretário de Ressocialização e Inclusão Social, Diego Teixeira; a secretária do Gabinete Civil, Luiza Barreiros; o secretário de Governo, Vítor Pereira; o secretário de Comunicação, Joaldo Cavalcante; e o Perito Geral da Polícia Científica do Estado de Alagoas, Manoel Messias.










assessoria
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comunicação Gigante Publicidade 1200x90