Comunicação Gigante Publicidade 1200x90
10/02/2021 às 22h10min - Atualizada em 10/02/2021 às 22h10min

Tecido roxo bíblico da época de Davi e Salomão é encontrado em Israel pela primeira vez

Por Mega Curioso
(Fonte: Autoridade de Antiguidades de Israel/Reprodução)

Tecidos tingidos com uma tinta roxa foram encontrados pela primeira vez em Israel. O tecido roxo é da época dos reis Davi e Salomão, de cerca de 1000 a.C.. A descoberta foi realizada por uma pesquisa da Universidade de Tel Aviv com o apoio da Autoridade de Antiguidades de Israel. Os resultados da expedição foram publicados no fim do mês de janeiro.

O tecido foi descoberto no Vale de Timna, na região sul de Israel. O motivo pelo qual o achado é tão impressionante é sua raridade e o fato de tecidos roxos serem mencionados diversas vezes na Bíblia. Por mais que sejam constantes nos relatos bíblicos, até o momento nunca tinham sido encontrados.
 

Trechos da Bíblia destacam tecido roxo púrpura

No livro Cântico dos Cânticos, terceiro capítulo, versículos 9 e 10, uma das menções pode ser destacada: “o Rei Salomão fez para si uma carruagem de madeira do Líbano. Fez-lhe as colunas de prata, o estrado de ouro, o assento de púrpura, o interior revestido com amor, pelas filhas de Jerusalém”.

Logo, os tecidos provam que o roxo foi uma cor valorizada pela realeza na antiguidade. Segundo os cientistas, a tinta que tingiu o tecido foi feita a partir de três espécies de moluscos comuns no Mediterrâneo. Uma glândula dos moluscos passa por um processo químico que demora vários dias, mas resulta na coloração arroxeada.

https://dw20.hostwebmedia.com.br/~ddd82combr/websg/(Fonte:%20Autoridade%20de%20Antiguidades%20de%20Israel/Reprodu%C3%A7%C3%A3o)
                                     

Na época, o traje roxo era associado à nobreza, aos sacerdotes e realeza. Afinal, criar o pigmento a partir dos moluscos era muito difícil, provando-se um luxo apenas da elite. Além disso, a cor era considerada muito bela e poderia ser mais valiosa que o próprio ouro.

Ainda segundo os cientistas, as amostras de tecido roxo bíblico encontradas foram feitas com um método de tingimento duplo. Dessa forma, o pigmento foi enriquecido para valorizar ainda mais a produção.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comunicação Gigante Publicidade 1200x90