Comunicação Gigante Publicidade 1200x90
28/08/2023 às 11h33min - Atualizada em 28/08/2023 às 11h33min

INTERNACIONAL: Vida Nova nas Grotas recebe reconhecimento do ONU-Habitat

Chefe do programa diz nas redes sociais que revitalização da Grota do Cigano fortalece herança cultural da comunidade

DeOlhoAlagoas
As ações do programa Vida Nova nas Grotas realizadas na grota do Cigano, em Maceió, receberam uma série de elogios do chefe de Gabinete do programa ONU-Habitat no mundo, Erfan Ali. Em uma postagem nas redes sociais, Ali afirmou que a grota passou por uma marcante transformação, e que o ONU-Habitat e o Governo do Estado construíram um parque linear público e inclusivo.

“Um espaço alegre que promove lazer e atividade física à comunidade. Uma iniciativa de regeneração urbana sustentável para fortalecer a herança cultural e identidade comunitária”, afirmou Ali na postagem.

 
 

 
O reconhecimento por parte do ONU-Habitat – programa das Nações Unidas que busca a urbanização sustentável de áreas periféricas – foi comemorado pela coordenadora-geral do programa, a primeira-dama do Estado, Marina Dantas. “O programa está transformando a vida dos alagoanos e já é referência para o país e para o mundo. Recebermos mais esse reconhecimento é a prova do sucesso e da efetividade do programa”, afirmou. 

“Chegaremos nas 100 grotas de Maceió e já iniciamos a nossa interiorização. Ampliar o Vida Nova nas Grotas é prioridade para o Governo de Alagoas”.

O Vida Nova nas Grotas mudou a realidade dos moradores da grota do Cigano, localizada no bairro de Mangabeiras. Com a revitalização da área, que estava bastante degradada, o lugar ganhou um parque linear e uma creche Cria. Também foi implantado o projeto Escola de Turismo, que recentemente formou uma turma de camareiras.  

Trabalho em conjunto

O representante regional para América Latina e o Caribe do ONU-Habitat, Elkin Velásquez, que já esteve em Alagoas acompanhando o Vida Nova nas Grotas, fez questão de salientar a importância de projetos como este. “Ser parceiro do Vida Nova nas Grotas é uma grande oportunidade de trabalhar em conjunto para melhorar a vida dos alagoanos e alagoanas que vivem nestes territórios, mas também de inspirar outras iniciativas como esta no mundo”, afirmou.
 
Já a oficial do ONU-Habitat para o Brasil, Rayne Ferretti Moraes, que acompanha de perto o programa, reforçou a alegria deste reconhecimento. “Mapear as condições de infraestrutura de cada grota e ouvir as pessoas que moram nelas para entender o perfil socioeconômico permitiu orientar as obras de revitalização e urbanização”, afirmou.
“Sabíamos do potencial de ir além, mas ainda não tínhamos uma real ideia do que estava por vir, pois isso dependia da escuta dos anseios das comunidades. E desta escuta surgiu o Parque Linear do Cigano, assim como creches e outros equipamentos levados para as grotas. Não é à toa que é um programa premiado internacionalmente”.
Inédito no Brasil, o Vida Nova nas Grotas é a primeira iniciativa pública voltada aos espaços geográficos, popularmente conhecidos como “grotas”, ocupados pela população alagoana em precárias condições de moradia. Lançado no final de 2015, a plataforma chamou a atenção da Organização das Nações Unidas (ONU) e foi ampliada em 2017 a partir do Acordo de Contribuição firmado com o Programa das Nações Unidas para Assentamentos Humanos (ONU-Habitat), quando recebeu o nome “Vida Nova nas Grotas”.

Hoje, abriga um conjunto de ações, que envolve diversas pastas do Estado de Alagoas no fomento de programas, projetos e serviços, que proporcionem saúde, cultura, educação, esporte e lazer, emprego e renda, inclusão social, desenvolvimento econômico, melhoria habitacional, mobilidade urbana e acessibilidade.

Programa premiado

Ao voltar o olhar do Estado para comunidades até então invisíveis ao poder público, o trabalho pioneiro do Vida Nova nas Grotas tem sido reconhecido mediante a participação em importantes premiações e o recebimento de prêmios nacionais e internacionais.
 
Em 2019, venceu o Concurso Gobernarte: A Arte do Bom Governo – Prêmio Eduardo Campos, concedido pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Em novembro de 2020, apesar das limitações ocasionadas pela pandemia do novo coronavírus, foi vencedor do prêmio World Smart City Awards, na categoria Qualidade de Vida e Inclusão, sendo reconhecido pelo positivo impacto social proporcionado à vida da população ali residente.
Ainda em 2020, foi apresentado no Fórum Mundial das Cidades, realizado pela ONU em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos. Em 2021, concorreu como finalista ao Prêmio Excelência em Competitividade, iniciativa brasileira realizada pelo Ranking de Competitividade dos Estados, do Centro de Liderança Pública (CLP).

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comunicação Gigante Publicidade 1200x90