Comunicação Gigante Publicidade 1200x90
24/08/2022 às 08h08min - Atualizada em 24/08/2022 às 08h08min

Servidores do BC repudiam fala de Bolsonaro sobre Pix e ameaçam greve

Sindicato emitiu nota de esclarecimento sobre autoria do sistema e anunciou ato virtual na terça em protesto sobre lentidão do governo

Os servidores do Banco Central (BC) divulgaram nota de repúdio, nesta terça-feira (23/8), sobre o “uso eleitoral do Pix por certos grupos políticos”. Em comunicado, o Sindicato Nacional dos Funcionários do Banco Central (Sinal) reforçou que o sistema foi criado e implementado por servidores de Estado, e “não pelo atual governante ou por qualquer outro governo”.

A nota foi divulgada após o presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmar, durante sabatina no Jornal Nacional de segunda-feira (22/8), que “criou o Pix tirando dinheiro de banqueiros”.

 

Ao contestar a informação, a entidade sindical afirmou que o atual governo criou “muitos obstáculos, tanto contra a implementação do Pix pelo BC quanto contra outros projetos da autarquia”.

“Primeiramente, é importante ressaltar que o início do projeto do Pix é bem anterior ao mandato do atual presidente da República. A portaria do Banco Central n. 97.909, que instituiu o grupo de trabalho para desenvolver uma ferramenta interbancária de pagamento instantâneo, foi publicada em 3 de maio de 2018, muito antes da eleição do atual governo”, declarou a entidade sindical.


O Sinal ressalta ainda que “muitos governantes, no passado, já atuaram contra a autonomia técnica do BC ou tentaram tirar proveito eleitoral indevidamente. Isso não é nenhuma novidade”, porém, a atual gestão de Bolsonaro teria “imposto obstáculos” ao funcionamento do órgão.

Entre eles, a entidade lista a redução do orçamento do Banco Central ano a ano, desde 2019; e ameaças de cortes de salários, bem como reduções nas jornadas de trabalho, “o que teria retardado a implementação do Pix em muitos meses”, segundo a entidade sindical.


















deolhoalagoas.com.br


 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comunicação Gigante Publicidade 1200x90