Comunicação Gigante Publicidade 1200x90
24/06/2022 às 11h33min - Atualizada em 24/06/2022 às 11h33min

São João: escolas e creches municipais celebram período junino com festas e quadrilhas

Diversas unidades da rede municipal de ensino promoveram festas juninas para os estudantes e professores

O período junino nas unidades escolares da rede municipal de ensino foi marcado por muita animação e festividades. Professores e estudantes colocaram as vestimentas típicas e dançaram forró e quadrilhas, degustaram as comidas típicas do período e realizaram atividades lúdicas em comemoração ao São João.


Os estudantes da Escola Municipal Professor Maria José Clemente da Rocha, no Benedito Bentes, participaram de atividades educativas temáticas que levaram conhecimento sobre o mês junino e sua representatividade cultural, onde puderam interagir diretamente com a história das festas juninas.


No Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Professora Sônia Maria Souza Cavalcanti, no Bom Parto, os pequenos se esbaldaram numa degustação de comidas típicas deste período do ano, com muito milho, pipoca, algodão doce e outras guloseimas. Além disso, eles se apresentaram homenageando o músico alagoano, Nelson da Rabeca.


A quadrilha dos estudantes da Escola Municipal Doutor Baltazar de Mendonça, no Jacintinho, foi o maior sucesso. A decoração caprichada deu o tom da festa e animou quem prestigiou a atividade. Devidamente trajados de vestimentas típicas, estudantes e professores se divertiram ao som de músicas características deste período junino.




A diretora-geral da escola Baltazar de Mendonça, Suzana Vasconcelos, falou sobre a festividade e destacou a importância de promover o momento de integração entre os estudantes e a comunidade escolar.




"Foi um momento muito importante e gratificante para todos nós da escola e de toda a comunidade escolar, já que nesses últimos anos não pudemos reunir nossas crianças numa grande festa, além de resgatar a cultura do Nordeste, através das apresentação de danças típicas dos estudantes", disse.




Para o coordenador do setor de ação cultural da Semed, Tércio Smith, eventos como estes funcionam como um resgate cultural e, também, uma manutenção da tradição junina.




“A cultura junina nunca morreu, apesar de a gente ver esse festejo bem menos como era antes. Por exemplo, antigamente tinham as palhoças e fogueiras espalhadas pelas ruas dos bairros. A festa junina ainda é muito marcante na sociedade e é por isso que o poder público tem encontrado maneiras de manter essa tradição”, pontuou.




Ascom


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comunicação Gigante Publicidade 1200x90