Governo de Alagoas apresenta Plano Estadual de Promoção da Igualdade Racial

O encontro acontecerá na próxima sexta-feira (26), na Assembleia Legislativa do Estado de Alagoas

Por
3 Min

Governo de Alagoas apresenta Plano Estadual de Promoção da Igualdade Racial
Ascom Sedh
O Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado dos Direitos Humanos (Sedh) e da Superintendência de Políticas para a Promoção da Igualdade Racial (SUPPIR), realizará, no próximo dia 26 de junho, às 10h, uma sessão pública para apresentação e debate do Plano Estadual de Promoção da Igualdade Racial de Alagoas.
 

O encontro acontecerá na Assembleia Legislativa do Estado de Alagoas (ALE) e reunirá representantes do poder público, universidades, conselhos, movimentos sociais, pesquisadores, lideranças comunitárias e sociedade civil.
 
A atividade integra o processo de elaboração do Plano Estadual de Promoção da Igualdade Racial, iniciativa que busca estabelecer diretrizes, metas e estratégias para a ampliação das políticas públicas de enfrentamento ao racismo e promoção da igualdade racial em Alagoas.
 
Como parte desse processo, já foram realizadas audiências públicas nos municípios de Arapiraca e Carneiros, reunindo representantes de comunidades quilombolas, povos tradicionais, movimentos sociais, lideranças comunitárias e gestores públicos. A etapa na Assembleia Legislativa representa um momento importante para ampliar o debate e consolidar contribuições que irão subsidiar a versão final do plano.
 
“Estamos construindo um marco para a promoção da igualdade racial em Alagoas. O Plano Estadual nasce do diálogo com a sociedade e será fundamental para orientar políticas públicas de enfrentamento ao racismo e garantia de direitos”, destaca a superintendente de Políticas para a Promoção da Igualdade Racial, Manuela Lourenço.
 
O documento tem como objetivo orientar ações governamentais de forma integrada e transversal, ampliando o acesso a direitos e oportunidades. Entre os eixos contemplados estão educação, saúde, cultura, segurança pública, geração de renda, acesso à terra, valorização das tradições culturais afro-brasileiras e enfrentamento à intolerância religiosa.
 
A elaboração do plano reconhece a necessidade de enfrentar desigualdades raciais históricas e consolidar políticas públicas voltadas à população negra, aos povos quilombolas, às comunidades tradicionais de terreiro e demais grupos vulnerabilizados, contribuindo para a promoção da justiça social e da cidadania em todo o estado.
 
Serviço
 
Evento: Sessão Pública de Apresentação do Plano Estadual de Promoção da Igualdade Racial de Alagoas
 
Data: 26 de junho de 2026
 
Horário: 10h
 
Local: Assembleia Legislativa do Estado de Alagoas (ALE)


FONTE: https://alagoas.al.gov.br/
  • Ir para GoogleNews
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://reportermirim.com.br/.