03/03/2020 às 20h25min - Atualizada em 03/03/2020 às 20h25min

Sobe para cinco o número de casos suspeitos de Coronavírus em Alagoas

Foto: Internet
 

Subiu para cinco o número de casos suspeitos de Coronavírus em Alagoas. A informação foi confirmada na tarde desta terça-feira, dia 03, pela assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau).

Segundo a assessoria de Comunicação,  os novos casos foram casos notificados ao CIEVS/SESAU que validou as informações relativas à definição de caso e deu encaminhamento para a coleta de secreção nasal para a avaliação laboratorial. Pacientes e contatos domiciliares receberam orientações dos profissionais de saúde, em seguimento ao protocolo do Ministério da Saúde, e vêm sendo monitorados de forma contínua em suas residências de forma conjunta com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

Os cinco casos suspeitos, em investigação, são três mulheres (71 anos, 47 anos e 34 anos, respectivamente) e dois homens (63 anos e 32 anos) e relataram viagem para Itália, França e Alemanha.

Nenhum caso

Na última segunda-feira (2), a Secretaria de Estado da Saúde confirmou que o caso do senhor de 66 anos que retornou recentemente da França, e reside em Maceió, foi descartado para Covid19.

A Secretaria de Estado da Saúde reitera que Coronavírus é mais um dos cerca de 21 vírus respiratórios que circulam entre nós e que provocam a chamada síndrome gripal (SG), cujos vírus, de modo geral, são transmitidos a partir de gotículas que são expelidas ao tossir ou espirrar.

Precauções

Como já divulgado, a maior parte dos casos são classificados como leves e, nesse sentido, cada pessoa pode adotar cuidados individuais básicos de prevenção de infecções respiratórias de qualquer natureza, como: Higienizar (lavar) as mãos com água e sabão, sempre que necessário, principalmente antes de consumir algum alimento, após tossir ou espirrar (na falta de água e sabão, usar álcool gel); utilizar lenço descartável para a higiene nasal; cobrir o nariz e a boca quando espirrar ou tossir, utilizando a dobra do braço (não cobrir com as mãos); evitar tocar com as mãos mucosas de olhos, nariz e boca; não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas; evitar contato próximo de pessoas que apresentem sinais ou sintomas de infecção respiratória; evitar sair de casa em período de alta transmissão de doenças respiratórias, principalmente crianças e idosos; evitar aglomerações e ambientes fechados (manter os ambientes ventilados);

Oiutro ponto importante é seguir as orientações dos profissionais e dos serviços de saúde, para, por exemplo, o afastamento temporário do trabalho ou da escola pelo período indicado; e Adotar hábitos saudáveis no dia a dia, a exemplo da ingestão de líquidos e do consumo de alimentos bem cozidos.

*Com Ascom Sesau


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »

Na sua opinião, o prefeito Cacau Filho, até o momento está sendo:

24.2%
5.0%
1.3%
8.8%
59.7%
0.9%