Comunicação Gigante Publicidade 1200x90
24/01/2024 às 09h28min - Atualizada em 24/01/2024 às 09h28min

Seduc terá mais de 16 mil vagas em cursos de educação profissional na rede estadual

Oferta abrange escolas de Ensino Médio parcial e Integral e também mulheres em situação de vulnerabilidade

 

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) vai ofertar mais de 16 mil vagas em cursos de educação profissional para turmas de ensino médio e mulheres em vulnerabilidade social. A oferta contempla os cursos de programas do Governo Federal, parcerias com Instituto Federal de Alagoas (Ifal), Sistema S (Senai/Sest/Senat) e Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia (Oxetech/Google).

 

“A oferta de educação profissional para o ano letivo 2024 foi construída tendo como foco os nossos estudantes do ensino médio da escola em tempo integral. Iremos oferecer cursos técnicos em diversas áreas e articulados com o setor produtivo. Há ainda a continuação da parceria com o Ifal e o Sistema S na oferta de cursos técnicos e de Formação Inicial Continuada (FIC). Uma outra oferta é o Programa Mulheres Mil, no qual foi feito um mapeamento de mulheres em situação de vulnerabilidade social de forma a termos a oferta contemplando as 13 regionais de Educação do estado”, explica a gerente para Fortalecimento da Educação Profissional da Seduc, Clerisvalda Menezes.

 

 

Ofertas

 

No caso do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Médio e Emprego (Pronatec) - Bolsa Formação, serão disponibilizadas, inicialmente, 100 vagas para cursos técnicos nas escolas em tempo integral. Posteriormente, com a oferta da repactuação dos saldos do programa, serão oferecidas mais 5.600 vagas em cursos técnicos integrados ao ensino médio nas áreas de Gestão e Negócios; Recursos Naturais; Informação e Comunicação; Turismo, Hospitalidade e Lazer; Produção Cultural e Design; Controle e Processos Industriais.

 

Além disso, a Seduc dará continuidade à oferta de cursos de educação profissional em parceria com o Ifal e o Sistema S, que, em 2023, teve início com 200 alunos das turmas de 2ª séries e, este ano, continua com as turmas de 3ª séries do Ensino Médio em tempo Integral. São três cursos técnicos com oferta em Marechal Deodoro (Técnico em Serviços de Restaurante e Bar), Murici (Técnico em Informática); Carneiros (Técnico em Administração) e uma turma com cinco cursos FIC em Olho d’Água Grande (Almoxarife; Assistente Administrativo; Assistente de Recursos Humanos; Vendedor e Recepcionista).

 

Também estão previstas dez mil vagas pelo Programa Oxetech, uma parceria entre Secti e a Seduc apoiada pela Google, em cursos na área de tecnologia.

 

Por fim, ainda serão oferecidas 906 vagas para cursos do programa do Governo Federal Mulheres Mil, voltado para mulheres em situação de vulnerabilidade social. A oferta será distribuída nos municípios de Maceió, Coruripe, Palmeira dos Índios, Viçosa, Arapiraca, Santana do Ipanema, Murici, Pão de Açúcar, São José da Tapera, Penedo, Porto Calvo, Delmiro Gouveia e Rio Largo.

 

 

Para o servidor

 

 

Mas a oferta de formação não contempla apenas estudantes da rede estadual. Por meio do Programa Proservidor, a Seduc vai oferecer cursos técnicos para seus servidores de nível médio que estejam em efetivo exercício para que estes possam progredir na carreira.





















alagoas.al.gov.br


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comunicação Gigante Publicidade 1200x90