Comunicação Gigante Publicidade 1200x90
12/12/2019 às 14h42min - Atualizada em 12/12/2019 às 14h42min

Porta dos Fundos e religião: relembre especiais que viraram polêmica

Já é tradição no Porta Fundos. A cada vídeo publicado com paródias a passagens bíblicas, grupos religiosos e conservadores se manifestam em repúdio a uma abordagem considerada desrespeitosa em relação à religião e às questões da fé. No caso dos especiais de Natal, tradicionalmente lançados em dezembro, baseados em histórias e personagens das escrituras, a grita costuma ser ainda mais ruidosa, com processos movidos na Justiça e troca de farpas com integrantes nas redes sociais.

Neste ano, a paródia da Primeira Tentação de Cristo causou ira de representantes religiosos, da Record TV e de políticos como o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL), que a classificou como um acinte aos cristãos, cerca de 86% dos brasileiros. Alvo de boicotes, o especial mostra Jesus Cristo prestes a completar 30 anos, quando é surpreendido com uma festa de aniversário ao voltar do deserto, onde se descobriu e começou a namorar outro rapaz, Orlando

Relembre abaixo as polêmicas de outros especiais de Natal do grupo lançados desde 2013.

Se Beber, Não Ceie (2018)

O especial provocou a ira de religiosos mais fervorosos por satirizar um episódio bíblico usando como inspiração o filme Se Beber, Não Case. Mostra apóstolos acordando de ressaca no dia seguinte à Última Ceia e percebendo que Jesus Cristo havia sumido. Também lançado na Netflix, o filme ganhou o Emmy internacional na categoria melhor comédia.


Jesus Cristo (2015) Quatro esquetes baseadas na trajetória de Jesus são mostradas, com Fábio Porchat interpretando o "filho de Deus" da lavagem de pés à pós-crucificação. José (Gregório Duvivier) e Maria (Clarice Falcão) vão a um programa de TV para revelar a Jesus que ele é filho de Deus (Gabriel Totoro), com direito a teste de DNA e barraco no ar, no melhor estilo Ratinho.

Velhos Testamento (2014) Apresenta entrevista com Inri Cristo e histórias do Antigo Testamento. Em uma delas, Deus (Fábio Porchat) aparece para convencer Moisés (Luis Lobianco) a escrever os Dez Mandamentos, mas na pele de um homem negro (Babu Santana). Racista, ele duvida que está diante do Todo Poderoso e só se convence quando ele volta como homem branco (Fábio Porchat).

Especial de Natal (2013) Em seu primeiro especial natalino, o Porta dos Fundos faz paródia de diversas histórias bíblicas. Uma delas mostra Jesus (Gregório) apresentando aos pais (Júlia Rabello e Antonio Tabet) uma seguidora, Maria Madalena (Letícia Lima), como se fosse sua namorada. Ele tenta desconversar quando o assunto é a profissão da moça, supostamente uma prostituta —versão que nunca foi confirmada pela Igreja.


 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comunicação Gigante Publicidade 1200x90