Comunicação Gigante Publicidade 1200x90
12/12/2019 às 10h14min - Atualizada em 12/12/2019 às 10h14min

Trânsito volta a ser interditado para retirada de árvores no Centro nesta quinta

Equipes da Prefeitura vão fazer a supressão de mais duas plantas; não há previsão para liberação da via

A Rua das Árvores, situada no centro da cidade, foi interditada novamente, às 07h desta quinta-feira (12), para a realização do serviço de supressão de mais duas árvores centenárias, além do trabalho de poda em troncos que estão com galhos em cima de telhados. Nessa quarta-feira (11), equipes da Prefeitura de Maceió retiraram três árvores que estavam condenadas. Não há previsão para liberação da via.

Segundo o engenheiro agrônomo Valdir Martiniano, da Superintendência Urbana de Desenvolvimento Sustentável (Sudes), a provável causa do apodrecimento das raízes das árvores é o esgoto clandestino que chega à base da planta.

"Essas árvores estão em um local onde, infelizmente, há lançamento de esgoto clandestino, que, por acaso, corre e chega à base dessas plantas. Em algumas como essa, existem orifícios por onde esse esgoto está entrando. Na que caiu terça-feira, nós verificamos que a raiz principal dela estava podre e, por coincidência, o esgoto estava entrando por um buraco desses que estava indo para a raiz principal. Então, possivelmente, alguns organismos patogênicos existentes no esgoto podem ter causado essa podridão na raiz e ela veio a cair", explicou o agrônomo à 
TV Gazeta.

 

Conforme ele, o tráfego de veículos pesados na região e a poluição afetam a vida útil da árvore.

"Isso afeta direta e indiretamente. Um dos fatores que diferencia essas árvores do meio urbano das árvores das florestas é que essas são mais compactadas. E, nesse caso, além de compactadas, são cobertas pelo asfalto, ou seja, deveria haver um vão livre, sem essa cobertura asfáltica para que essas raízes pudessem respirar, para que a água pudesse entrar, e aqui não temos isso. E, com relação aos carros, aumenta essa compactação, principalmente veículos pesados e, ainda por cima, a poluição que sai dos escapes, afirmou.

 

Linhas de ônibus alterada
 
A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) informou que o percurso dos ônibus que atendem a região está sendo desviado. O trabalho iniciou após a queda de uma árvore na noite da última terça-feira (10). 

Nas linhas que vêm do Mercado da Produção, no bairro da Levada, o percurso está sendo feito pela Avenida Francisco de Menezes, Rua Cincinato Pinto, Rua José Bonifácio e Avenida General Hermes. O ponto de parada ficou localizado ao lado do Palácio do Governo.

Por outro lado, os ônibus que vêm dos bairros do Trapiche e do Vergel vão transitar pela Rua do Livramento, Praça Deodoro e Rua Barão de Penedo, com uma parada ao lado da Secretaria de Estado da Gestão Pública. 

Em seguida, o transporte segue pela Rua Oliveira e Silva, Rua 2 de Dezembro, Praça Dom Pedro II e a Rua do Sol. Neste último trecho, o ponto para desembarque de passageiros está sendo feito antes do Banco do Brasil e próximo à esquina da Rua das Árvores. 
 
O órgão ainda frisou que equipes estão no local até a conclusão do serviço para orientar o tráfego de veículos. A SMTT recomenda que os motoristas busquem vias alternativas para circular pelo bairro.

 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comunicação Gigante Publicidade 1200x90