Comunicação Gigante Publicidade 1200x90
08/11/2023 às 11h05min - Atualizada em 08/11/2023 às 11h05min

Reitor da Uncisal toma posse como Membro Titular da Academia Alagoana de Medicina

Henrique de Oliveira Costa é médico patologista e será o ocupante da Caderia nº 33

Henrique de Oliveira Costa

Fundada em 1994, a Academia Alagoana de Medicina empossa nesta quarta-feira, 8 de novembro, seu mais novo membro titular. O médico patologista Henrique de Oliveira Costa ocupará a Cadeira Nº 33, que tem como patrono o médico Durval da Rocha Cortez, em solenidade apenas para convidados, que acontecerá no auditório do Tribunal de Contas de Alagoas, às 20h desta quarta-feira (08/11).

 

Reitor da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), reeleito em 2021 para o segundo mandato à frente da instituição de ensino, Henrique Costa é professor da Uncisal desde 1997 e médico do Hospital Universitário da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) desde 2012. É mestre em Patologia pela Universidade Federal Fluminense e doutor em Patologia pela Universidade Federal de São Paulo. Membro Titular da Sociedade Brasileira de Citopatologia (SBC) e da Sociedade Brasileira de Patologia (SBP).

 

Os requisitos para ser admitido na Academia são titulações acadêmicas, trabalhos científicos publicados no Brasil e exterior, participações em congressos médicos, cargos e funções exercidas na área de saúde, atividades de magistérios superior, presidência de entidades associativas médicas, exercício da medicina por mais de 25 anos e reputação ilibada. Todas as cadeiras têm como patronos personalidades da Medicina alagoana, professores de renome e profissionais com importante contribuição na área.

 

A cerimônia de posse do médico Henrique de Oliveira Costa na Academia Alagoana de Medicina será conduzida pelo presidente Ednaldo Francisco de Holanda Silva, ocupante da Cadeira de número 39. O acadêmico Francisco Américo de Almeida Silva fará a saudação ao novo membro e aos convidados. O Presidente de Honra Vitalício da AAM, acadêmico Milton Hênio Netto de Gouvêa, fará o pronunciamento.

 

Henrique de Oliveira Costa falou da emoção em ser membro da entidade fundada pelo médico  Milton Hênio, presidente por cinco vezes, e que também tem como presidente de honra vitalício o médico Ib Gatto Falcão. Para ele, assumir a Cadeira de Nº 33 é um reconhecimento ao amor à profissão que escolheu há 31 anos.

 

“Somos a história que escrevemos e quando decidi abraçar a medicina eu queria escrever uma história que pudesse me orgulhar e orgulhar a meus pais e irmãos. Hoje, depois de 30 anos, tomar posse na Academia Alagoana de Medicina me emociona porque estarei ao lado de colegas médicos que sempre tiveram minha admiração e respeito. Esta entidade tem grande importância para toda a classe médica porque reúne nomes que dignificaram e dignificam o exercício da medicina no nosso estado”, afirmou o médico Henrique Costa.

 

Participarão da cerimônia, além dos membros titulares, representantes das entidades médicas de Alagoas, como o Conselho Regional de Medicina, a Sociedade Alagoana de Medicina, a Sociedade Brasileira de Médicos Escritores Seccional de Alagoas e o Sindicato dos Médicos de Alagoas

 

A Academia

A Academia Alagoana de Medicina teve a sua pedra fundamental lançada em 31/01/1994. Em 18 de outubro do mesmo ano, data consagrada aos médicos, ocorreu a sua instalação oficial, sendo empossados seus membros. Fundada pelo pediatra Milton Hênio, a entidade possui 45 membros titulares e igual número de patronos.

 

Em 2024 a AAM irá comemorar 30 anos de fundação, reunindo na sua história ao longo dos anos os mais ilustres profissionais que se destacam na arte médica.
















alagoas.al.gov.br


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comunicação Gigante Publicidade 1200x90