Comunicação Gigante Publicidade 1200x90
06/11/2023 às 11h43min - Atualizada em 06/11/2023 às 11h43min

Mais de 56 mil exames de imagem foram realizados pelo HGE entre janeiro e outubro deste ano

Centro de Imagem da unidade conta com modernos equipamentos fundamentais para a eficiência dos atendimentos

O Centro de Imagem do Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió, realizou 56.643 exames de janeiro a outubro deste ano, conforme dados divulgados nesta segunda-feira (6) pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau). Do total, foram 26.627 raios-s, 24.054 tomografias computadorizadas, 2.787 ultrassonografias, 2.555 ecocardiogramas e 620 endoscopias. 

 

O que chama a atenção é que o número total de exames realizados nos dez primeiros meses deste ano já se aproxima do quantitativo feito durante todo o ano de 2022, quando foram notificados 56.263 procedimentos. Os exames de imagem auxiliam os médicos na tomada de decisão sobre as condutas a serem adotadas para tratar cada um dos pacientes assistidos pelo HGE, que é referência em urgência e emergência.

 

 

O HGE é, também, a principal unidade para assistir os casos de Média e Alta Complexidade, com destaque para as Linhas de Cuidado do Trauma, da Neurologia, da Cardiologia, da Nefrologia, da Urologia, da Pediatria, da Ortopedia, entre outras especialidades. O seu funcionamento 24 horas por dia exige que os serviços também acompanhem a necessidade dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) no instante que necessitem, conforme destacou o secretário de Estado da Saúde, Gustavo Pontes de Miranda.

 

“O HGE conta com a maior equipe multiprofissional do Estado e também dispõe da maior estrutura física e de equipamentos de última geração. Ele já é referência na realização de exames de imagem, mas estamos trabalhando para modernizá-lo e assegurar melhores condições de trabalho para os servidores, o que resulta em mais qualidade no atendimento prestado aos pacientes”, enfatizou o secretário de Estado da Saúde.

 

Constatação

Entre os alagoanos beneficiados pelos exames de imagem feitos pelo HGE de janeiro a outubro deste ano está o filho de três anos da dona de casa Rosilene Pereira, que reside no município de Palmeira dos Índios. "Meu filho começou com uma coriza, foi medicado, mas, não teve melhora. Então, procuramos um hospital, que diagnosticou pneumonia. Fomos regulados para o HGE, onde ele precisou ser internado na UTI [Unidade de Terapia Intensiva] e foi totalmente amparado por toda equipe da Pediatria”, relatou a mãe palmeirense.

 

Durante o tratamento da pneumonia, a criança foi avaliada por diversos especialistas, que analisaram os resultados dos exames laboratoriais e de imagem, conforme a ação do antibiótico. Já respirando melhor, a equipe reavaliou o estado clínico do pequeno paciente, com a repetição de todos os exames, entre eles o raios-x de tórax para observar as condições do pulmão. 

 

“O atendimento me surpreendeu. Encontramos no HGE todos os profissionais que ele precisava, todas as medicações necessárias e todo o aparato tecnológico que fez a diferença na sua recuperação. Estou muito grata pelo acolhimento que recebemos. Felizmente ele se recuperou e retornamos para casa. E estamos seguindo com as medicações prescritas e em companhia de toda a nossa família”, salienta Rosilene, que é mãe de mais dois filhos.

 

O diretor geral do HGE, Fernando Fortes Melro, destaca que os equipamentos do Centro de Imagem estão entre os mais modernos disponíveis no mercado. Eles funcionam em uma área nova, segura, adequada para a realização dos exames dia e noite. O gestor também recorda que a qualidade dos exames faz total diferença na eficiência da abordagem de todas as equipes.

 

“Uma pessoa com AVC [Acidente Vascular Cerebral] precisa da tomografia computadorizada funcionando corretamente para que a equipe médica possa realizar a melhor avaliação e adotar a melhor conduta. Quem chega ferido em um acidente, precisa que o médico identifique onde foi a fratura para poder tratá-la. Esses são alguns exemplos que justificam a importância do setor na nossa missão de salvar vidas”, argumentou o gestor.






















alagoas.al.gov.br

 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comunicação Gigante Publicidade 1200x90