Comunicação Gigante Publicidade 1200x90
27/10/2023 às 10h29min - Atualizada em 27/10/2023 às 10h29min

HGE realiza mais de 4,2 mil procedimentos cirúrgicos em 9 meses

Unidade hospitalar é referência em traumas e recebe pacientes de todos os municípios alagoanos, além de pessoas em trânsito pelo estado

O entregador Pedro Silveira, de 25 anos, foi vítima de um acidente de moto no início deste mês e fraturou a coluna, além do antebraço e pernas direitos. Ele foi socorrido e encaminhado para o Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió, onde realizou um procedimento de emergência. Assim como ele, 4.264 pacientes passaram pela unidade hospitalar de emergência nos últimos 9 meses e realizaram algum tipo de procedimento cirúrgico, conforme balanço divulgado nesta sexta-feira (27) pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), responsável pelo gerenciamento da unidade hospitalar.

 

As cirurgias consideradas de emergência, como as relacionadas a traumas, representaram 56,8% das assistências, seguidas das cirurgias de urgência (43,2%). Entre os procedimentos, 937 foram da área da ortopedia, 842 da cirurgia vascular e 608 da cirurgia geral. Em 2022, o HGE totalizou 6.401 cirurgias em 12 meses. Foram 51,4% emergenciais e 48,6% de urgência. A área com maior número de procedimentos foi a vascular, com 2.749, seguida da cirurgia geral (1.654) e da ortopedia (696).

 

 

“O acidente aconteceu quando fui fazer uma entrega, acabei sendo fechado em um cruzamento, o motorista não me viu, mas prestou socorro e tem dado total apoio a mim e a minha família. No HGE recebi toda a assistência necessária e o procedimento emergencial foi realizado assim que cheguei ao hospital”, contou o paciente Pedro Silveira.  De acordo com o diretor do HGE,  Fernando Melro Fortes, em média o hospital realiza 450 cirurgias por mês.

"O crescimento de cirurgias na área da ortopedia só aponta para o empenho da Secretaria de Estado Saúde, que vem investindo na área e permitindo a maior emergência alagoana realizar procedimentos complexos na área da qual é referência”, destacou o gestor.

 

Segundo Fernando Melro Fortes, nos números de cirurgia não estão incluídos os procedimentos de menor porte efetivados na área Vermelha Trauma. “Esses são concretizados assim que o paciente entra na área de trauma, com a área médica e os bucomaxilofaciais. São considerados procedimentos cirúrgicos, mas não, necessariamente, precisam ser realizados dentro de um centro cirúrgico”, explicou. Estrutura

 

O HGE possui 10 salas para cirurgias de grande porte, divididas em dois centros cirúrgicos, o da Emergência e o da Urgência. Cada centro possui cinco salas. O enfermeiro Audálio Novaes, coordenador de cirurgias no Centro Cirúrgico da Emergência, ressalta que os procedimentos realizados nesta área são os mais complexos.

“São desde procedimentos pertinentes com os casos graves de acidentes de trânsito, com fraturas expostas, ou vítimas de violência urbana, com armas de fogo e branca, a casos clínicos de urgência, como as apendicites, acidentes vasculares e retirada de corpos estranhos”, explicou.

 

 

Cirurgias de urgência

Já no Centro Cirúrgico da Urgência são realizados os procedimentos de segundo tempo nas áreas ortopédica, vascular e plástica reconstrutora, segundo informou a enfermeira Ana Cristina Soares, responsável pela enfermagem na área.

"Esses procedimentos, não considerados de emergência, são aqueles que, apesar da necessidade, podem ser feitos em um segundo momento, sem colocar em risco a vida do paciente. A regulação dessas cirurgias é feita levando-se em conta o tempo de espera e a gravidade do paciente”, informou a enfermeira. 
























alagoas.al.gov.br


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comunicação Gigante Publicidade 1200x90