13/06/2022 às 10h20min - Atualizada em 13/06/2022 às 10h20min

FNDE e Inmetro inspecionam protótipos de ônibus escolares rurais do Caminho da Escola

 

Pregão Eletrônico nº 2/2022, do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), chega a mais uma fase importante. Agora é a vez de verificar a qualidade dos protótipos dos veículos escolares que serão disponibilizados em breve para que estados, municípios e Distrito Federal possam adquirir por meio de atas de registro de preço da autarquia.

Técnicos do FNDE, em parceria com representantes do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), realizam a inspeção nos modelos de Ônibus Escolar Rural (ORE).  O objetivo é averiguar se todas as especificações técnicas contidas no edital do pregão eletrônico foram seguidas pelas empresas fornecedoras que participam da licitação.

Essa fase compreende a 1ª Etapa do Controle de Qualidade do Registro de Preço Nacional, que visa atender o Programa Caminho da Escola. “Garantir qualidade, conforto e segurança aos estudantes da rede pública no transporte para as unidades de ensino é essencial para o Caminho da Escola. E ainda reforça o combate à evasão escolar”, ponderou o presidente do FNDE, Marcelo Ponte.

“A parceria com o Inmetro é um apoio a mais para que possamos verificar se tudo está de acordo com as especificações técnicas elaboradas para esses veículos, que frequentemente trafegam em estradas de terra esburacadas e com muitos aclives e declives íngremes”, completou.

Modelos – O edital do Pregão Eletrônico nº 2/2022, do FNDE, prevê a eventual aquisição de 3.850 ônibus escolares de quatro modelos, todos equipados com dispositivo para transposição de fronteira, do tipo poltrona móvel, para embarque e desembarque de estudantes com deficiência ou mobilidade reduzida. Veja a relação abaixo:

– ORE 1: ônibus com comprimento máximo de 7 metros e capacidade mínima para 29 estudantes sentados;

– ORE 1 (4×4): ônibus com tração nos quatro eixos, comprimento máximo de 7 metros e capacidade mínima para 29 estudantes sentados;

– ORE 2: ônibus com comprimento máximo de 9 metros e capacidade mínima para 44 estudantes sentados;

– ORE 3: ônibus com comprimento máximo de 11 metros e capacidade mínima para 59 estudantes sentados.
















ama-al


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »