Comunicação Gigante Publicidade 1200x90
27/05/2022 às 11h08min - Atualizada em 27/05/2022 às 11h08min

Secretarias apresentam planos de ação para os bastidores do São João de Maceió

Limpeza de galerias antes e durante o evento, reforço da guarda municipal, capacitação de ambulantes e outros detalhes foram definidos em reunião

 

As secretarias envolvidas nos bastidores do São João de Maceió apresentaram nessa quinta (26) os planos de ação para viabilizar a festa e garantir a segurança dos maceioenses e turistas. Foram definidos detalhes sobre o transporte público, infraestrutura, segurança do público, capacitação de ambulantes entre outros.

A Superintendência de Desenvolvimento Sustentável (Sudes) fará parceria com cooperativas para a limpeza dos locais, que terão entre 20 e 30 agentes catadores de recicláveis, além dos servidores do Município que farão varrição, lavagem e coleta de resíduos durante e após os shows.

A Secretaria de Saúde (SMS) terá uma estrutura em cada local – Jaraguá, Benedito Bentes e Tabuleiro do Martins -, onde haverá aplicação de vacinas, realização de testes rápidos e atendimento de primeiros socorros para possíveis encaminhamentos às unidades de saúde mais próximas por ambulâncias.

Uma tenda de arrecadação de alimentos e roupas será instalada pela Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), e terá a parceria dos artistas que irão estimular as doações durante as apresentações ao público.

A Superintendência de Transporte e Trânsito (SMTT) adotará medidas para estimular o uso de transporte público durante o São João e desestimular o uso de carros para garantir mais mobilidade nas noites de festa.

Os ônibus e os terminais estarão decorados com tema junino para que o público entre no clima antes mesmo dos shows. A SMTT apresentou ainda quais vias serão interditadas para o evento e as rotas do transporte coletivo. O evento contará com áreas de táxis, de carros de aplicativo e de vans de turismo.

O trabalho que já foi iniciado foi o da Secretaria de Infraestrutura (Seminfra), com a revisão dos pontos onde há necessidade de substituição ou reposição de tampas de galerias, para evitar acidentes entre os pedestres, e com a correção de vias, calçadas e rampas de acessibilidade.

A Secretaria de Segurança Comunitária e Convívio Social (Semscs) apresentou o efetivo que fará a segurança dos moradores e turistas, com apoio da Polícia Militar, e anunciou a contratação de terceirizados para reforçar o trabalho. E a Vigilância Sanitária, em parceria com a Semscs, fará a capacitação dos comerciantes de alimentos que trabalharão durante o evento para garantir a segurança sanitária da população.

Toda a revisão da iluminação dos locais de shows e do entorno, além da instalação de gambiarras decorativas, será realizada pela Superintendência de Energia e Iluminação Pública (Sima).

 
Presidente da FMAC destacou alinhamento entre as secretarias / Foto: Bárbara Wanderley

Presidente da FMAC destacou alinhamento entre as secretarias / Foto: Bárbara Wanderley

Presidente da FMAC destacou alinhamento entre as secretarias / Foto: Bárbara Wanderley

A Fundação Municipal de Ação Cultural, realizadora do São João de Maceió, apresentou o croqui das festas, que passa agora pelos últimos ajustes. “A gente já vem trabalhando há mais de 60 dias no São João de Maceió e está bem adiantado, bem organizado. Estamos fazendo agora só as adequações finais, aqueles encaixes, para a coisa começar a acontecer da melhor forma possível. Temos tudo para ter o maior São João que o Brasil já viu sendo realizado aqui na nossa Capital”, avaliou o presidente da FMAC, João Hugo Lyra.



















secommaceio

 

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comunicação Gigante Publicidade 1200x90