15/05/2022 às 11h16min - Atualizada em 15/05/2022 às 11h16min

Alagoas realiza eleição indireta para governador neste domingo

São sete chapas disputando o posto, que é tampão. Vencedor ficará no cargo até o dia 31 de dezembro deste ano

A Assembleia Legislativa de Alagoas realiza, às 13h deste domingo (15), a eleição indireta para a escolha do governador-tampão e do vice.

Os candidatos vencedores ficarão no cargo até o dia 31 de dezembro. Em 1º de janeiro tomará posse o governador e o vice eleitos nas eleições que serão realizadas em outubro deste ano.

A eleição deveria ter ocorrido na Assembleia Legislativa em 2 de maio, após autorização do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL). No entanto, por meio de liminar, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luiz Fux, suspendeu o pleito até que o relator do caso, Gilmar Mendes, se manifestasse.
Mendes liberou o pleito, mas com mudanças. O magistrado determinou que os candidatos concorram em chapas únicas para governador e vice-governador. No formato anterior, havia abertura para candidaturas isoladas a cada cargo. O ministro havia ordenado, ainda, a imediata reabertura do prazo para inscrição no pleito eleitoral.

Na última sexta-feira (13), o ministro Nunes Marques pediu vista, ou seja, mais tempo para analisar o processo, e suspendeu o julgamento sobre as eleições indiretas para o Governo de Alagoas. O pedido, porém, não interromperá a eleição deste domingo.
O pleito indireto foi marcado após o ex-governador Renan Filho (MDB) ter renunciado ao cargo de chefe do Executivo local para concorrer ao Senado.

Vice na chapa de Renan Filho, eleito em 2018, Luciano Barbosa (MDB) deixou o cargo ao ser eleito prefeito da cidade de Arapiraca, em 2020. Próximo na linha sucessória, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Marcelo Victor (MDB), recusou-se a assumir, pois também disputará o pleito deste ano.
Atualmente, o cargo de governador é ocupado pelo desembargador Klever Loureiro, presidente do Tribunal de Justiça.

 

Segundo a assembleia, oito chapas haviam se candidato para o cargo de governador-tampão e vice. Na sexta-feira (13), contudo, uma dupla (Francisco Aureliano Rocha de Vasconcelos Teixeira e Jeová Evaristo da Silva) desistiu do pleito. A disputa, portanto, segue entre:

- Chapa 1 – Governador: Luciano Valdomiro Silva Fontes. Vice-governador: Rogers Tenório dos Santos;
- Chapa 2 – Governador: Luiz Alberto Alves Teixeira. Vice-governador: Leonardo da Fonseca Dias;
- Chapa 3 – Governador: Flávio Henrique Catão Nogueira. Vice-governador: Rocielle Almeida Pacheco;
- Chapa 4 – Governador: Wadeildo José Gomes Vasconcelos Bezerra. Vice-governador: Niedja Santos de Oliveira;
- Chapa 5 – Governador: David Maia de Vasconcelos Lima. Vice-governador: José Siderlane Araújo de Mendonça;
- Chapa 7 – Governador: Danubia Karlla da Silva Barbosa. Vice-governador: Arlan Montilares de Oliveira Silva;
- Chapa 7 – Governador: Paulo Suruagy do Amaral Dantas. Vice-governador: José Wanderley Neto.






















noticias.r7.com


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »