Comunicação Gigante Publicidade 1200x90
12/05/2022 às 10h39min - Atualizada em 12/05/2022 às 10h39min

Guardas municipais de Maceió participam de workshop de tecnologias não letais

Curso contou com a presença de 50 agentes de segurança e foi ministrado no Batalhão de Operações Policiais Especiais

Manter os agentes da Guarda Municipal de Maceió (GMM) sempre capacitados e atualizados sobre as novas tecnologias voltadas à segurança pública tem sido um dos pilares da Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social (Semscs), que já realizou 18 cursos de capacitação desde janeiro de 2021. Dessa vez, a Semscs reuniu os guardas municipais em um workshop sobre Tecnologias Não Letais, no prédio do Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE) da Polícia Militar de Alagoas (PMAL), nesta quarta-feira (11).

O curso contou com a presença de 50 agentes municipais de segurança pública da capital alagoana, onde puderam conhecer um pouco mais sobre equipamentos de menor potencial ofensivo, como sprays de pimenta, munições de bala de borracha e químicas, lançadores de munições não letais, granadas de efeito moral e lacrimogêneas, armas de condutividade elétrica, sinalizadores e drones lançadores de pastilhas lacrimogêneas.

Para Alex Pereira, secretário-adjunto da Semscs, esse foi mais uma atividade para manter os guardas municipais de Maceió próximos das tecnologias que estão sendo utilizadas pelas forças de segurança pública no Brasil e no exterior, principalmente para o controle de distúrbios.

“Temos nos esforçado muito para manter a qualidade da tropa da Guarda Municipal de Maceió, e isso passa, especialmente, por capacitação. As técnicas e as tecnologias avançam todos os anos e os nossos agentes municipais precisam estar sempre atualizados para desempenhar perfeitamente suas funções, aumentando a capacidade do guarda municipal proteger o povo de Maceió”, afirmou Alex Pereira.

 
Cursos proporcionados pela Semscs tem mantido o padrão dos guardas municipais. Foto: Alberto Jorge / Ascom Semscs

Cursos proporcionados pela Semscs tem mantido o padrão dos guardas municipais. Foto: Alberto Jorge / Ascom Semscs

Cursos proporcionados pela Semscs tem mantido o padrão dos guardas municipais. Foto: Alberto Jorge / Ascom Semscs

O workshop foi divido em teoria com a apresentação das novas tecnologias e esclarecimentos sobre a legislação para a utilização de alguns equipamentos, e a parte prática com a demonstração dos armamentos não letais. A Condor Não Letais foi a responsável por ministrar o curso, e o representante da empresa, Marden Santos, explicou que cada equipamento foi apresentado e orientado em quais situações devem ser utilizados, tudo sob a supervisão de especialistas da Condor.

“A iniciativa foi para promover uma experiência rica em conhecimento e tecnologias aos guardas municipais. Neste aspecto, houve a orientação correta quanto ao uso em eventuais situações, que visem cumprir as missões operacionais, preservando a integridade dos agentes de segurança e da população”, disse Marden Santos.

Guardas municipais de outras oito cidades do Estado também estiveram presente, com representantes das guardas municipais de Atalaia, São Miguel dos Campos, Jequiá da Praia, Viçosa, União dos Palmares, Palmeira dos Índios, Santana do Mundaú e Marechal Deodoro.





















secommaceio


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comunicação Gigante Publicidade 1200x90