Comunicação Gigante Publicidade 1200x90
05/05/2022 às 08h58min - Atualizada em 05/05/2022 às 08h58min

Saúde inicia Mutirão de Coleta de Pneus em borracharias nesta quinta-feira (5)

Agentes de combate às endemias percorrerão 206 borracharias e pontos de descarte de resíduos

Com o intuito de eliminar potenciais criadouros para o mosquito Aedes Aegypti, a Secretaria de Saúde de Maceió (SMS) realizará, nas próximas quinta (5) e sexta-feira (6), um Mutirão de Coleta de Pneus inservíveis nas borracharias e pontos de descarte de resíduos da cidade. A ação faz parte de mais uma etapa de atividades do programa Maceió Unida Contra a Dengue, que vem sendo realizada desde o último dia 2 de maio.

Durante o mutirão, que ocorrerá das 8h às 14h nos dois dias, agentes de combate às endemias percorrerão 206 borracharias, pontos de descarte irregular e outros locais onde possa haver pneus acumulados para fazer a coleta.

Como parte da ação, também serão disponibilizados quatro pontos fixos para recolhimento de pneus que serão instalados nos locais descritos abaixo:

• Praça da Faculdade – Prado

• Praça Padre Cícero – Benedito Bentes

• Praça do Osman Loureiro

• Praça da entrada do Conjunto Santa Maria, no Eustáquio Gomes

O coordenador do programa de Controle do Aedes aegypti da SMS, Erivaldo Raimundo, destaca a  importância da ação para a saúde da população em geral.

“O pneu é um dos resíduos de mais difícil decomposição na natureza e se não for descartado adequadamente ainda pode provocar risco à saúde humana, pelo acúmulo de água, que torna o ambiente propício à proliferação do mosquito da dengue”, informa.

 
Coordenador do programa de Controle do Aedes aegypti, Erivaldo Raimundo. Foto: Victor Vercant/Ascom SMS

Coordenador do programa de Controle do Aedes aegypti, Erivaldo Raimundo. Foto: Victor Vercant/Ascom SMS

Coordenador do programa de Controle do Aedes aegypti, Erivaldo Raimundo. Foto: Victor Vercant/Ascom SMS

Raimundo alerta, ainda, para o perigo da doença e pede colaboração da população no combate à proliferação do Aedes Aegypti.

 “A dengue pode levar a quadros graves de saúde ou até matar e tudo inicia pelo descuido da população em manter água parada nas residências. Mas podemos evitar a proliferação do vetor de transmissão com cuidados simples e descarte adequado de materiais inservíveis”, explica o coordenador.

Outras ações

Em paralelo ao Mutirão de Coleta de Pneus, equipes da Saúde também estarão desenvolvendo os demais trabalhos realizados desde o início da semana nessa etapa do programa Maceió Unida Contra a Dengue.

As atividades consistem na visitação de residências, pontos comerciais, prédios públicos e pontos estratégicos para a proliferação de criadouros (borracharias, ferros-velhos, galpões de reciclagem) para inspeção e identificação de potenciais criadouros, borrifação, eliminação, tratamento e orientação à população.

A ação também conta com atividades de capinação, roçagem, limpeza de terrenos baldios, praças e áreas públicas, limpeza de bueiros e bocas de lobo, desobstrução de canais, ações educativas em salas de espera das Unidades de Saúde e nos espaços administrativos dos órgãos municipais.

As ações são coordenadas pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Gerência de Vigilância das Doenças Transmitidas por Vetores e Animais Peçonhentos, da Vigilância Sanitária e da Gerência de Vigilância das Doenças e Agravos Transmissíveis e Não Transmissíveis e contam com o suporte integrado das secretarias municipais de Educação (Semed), Comunicação (Secom), Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária (Semtabes), Segurança Comunitária e Controle Social (Semscs), Desenvolvimento Sustentável (Sudes), Desenvolvimento Territorial (Sedet), Gestão (Semge) e Coordenação de Defesa Civil.




















secommaceio


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comunicação Gigante Publicidade 1200x90