Comunicação Gigante Publicidade 1200x90
19/04/2022 às 07h25min - Atualizada em 19/04/2022 às 07h25min

Câmara realiza sessão solene em homenagem ao Dia do Exército

A Câmara Municipal de Maceió realizou, segunda-feira (18), uma sessão solene em homenagem ao Dia do Exército. A proposta do evento foi do vereador Leonardo Dias (PL) e contou com a presença do comando das Forças Armadas no Estado de Alagoas. Ele disse que homenagear o Exército é reconhecer a "mão amiga" a coragem de quem está sempre de prontidão para com sua vida defender a soberania nacional e as ameças a democracia. 

Conforme lembrou, ao longo dos 374 anos de existência a força traz suas virtudes como a operação pipa que atennde mais de 900 municípios do país com sua logística e efeciência, bem como a defesa das fronteiras do país. 

"Celeberar o dia do Exércio é celebrarmos o dia da liberdade e da ordem vigente. Não fossem esses homens e mulheres aqui não estaríamos pois teríamos sucumbido a tentativas de invasções, revoltas e revoluções. Muitas vezes os heróis da pátria são esquecidos e ultrajados. Portanto, esse reconheceimento feito aqui é um ato de respeito aos colocam sua vida em risco para defender o nosso país", disse Leornado.

Em seu discurso o vereador destacou, ainda, a atuação do Exército Brasileiro em 1964 quando, em sua avaliação, soube conter as forças que ameaçavam a liberdade e a democracia do povo brasileiro. Leonardo lembrou também os momentos em que a força militar também prestou solidariedade nos momentos de seca e catástrofes.

"Nosso Exército é motivo de orgulho. Quando nos deparamos com o legado dessa instituição temos orgulho. No dia 19 de abril se celebra força e a presença do Exército no Brasil", completou o parlamentar.

A mesa de honra foi formada pelo comandante do 59° Batalhão de Infantaria Motorizada - Batalhão Hermes da Fonseca, tenente-coronel Rodrigo de Almeida Paim, superintentende da Polícia Federal, Sandro Duvale, tenente Tunísia do Destacamento de Cotrole Aéreo, o coronel João Marques assessor parlamentar do 59° Batalhão e a vereadora Olívia Tenório (MDB). Além deles compareceram a solenidade representando a PM, o tenente-coronel Mário Xavier, a representante da Capitania dos Portos, Tenente Ornelas, o representante da Secretaria de Segurança Pública, Cláudio Costa 

O comantente do 59° Batalhão, tenente-coronel Paim falou em nome da instituição descando o papel social realizado pelo Exércio em relação a Operação Carro Pipa. Pois ela representa a fiscalização da entrega de água para mais de 30 municípios no agreste e no certão. Para o comandante é importante destacar a atuação da força na formação diária dos jovens que acolhe em suas fileiras e que desempenham, além das atividades militares, ações de cidadania e solidariedade. E que deste modo compreendem o papel significativo de contribuir com a sociedade alagoana e brasileira. 

"Através da Operação Carro Pipa mais de 100 mil pessoas são beneficiadas. Em média, por ano, são empregados R$ 40 milhões de reais em benefício do Estado. Gostaria de fazer mensão ao programa Força no Esporte, por meio do Minisério da Defesa. Mais de 100 alunos são atendidos na estrutura de nosso batalhão. Gostaria de destacar que entregamos a sociedade alagoana por meio do Projeto Soldado Cidadão jovens mais qualidifcados para o mercado de trabalho. Durante a pandemia também tivemos atuação destacada na desinfecção de mercados e praças, serviço esse reconhecido pelo Prefeitura da cidade de Maceió. Nós também trabalhamos na capacitação de pessoas para atuar também na desinficção. Por meio de nossa banda de música também percorremos ruas levando música para garantir alento a nossa população. Nossos praças e soldados também se mobilizam diariamente para a doação de sangue no Estado de Alagoas. Além disso, também contribuímos com nossa Defesa Civil e com a mobilidade da cidade quando cedemos parte do nosso espaço para a construção do Eixo Quartel. Vale lembrar que também abrigamos em parte do espaço a construção de ETE (Estação de Tratamento de Esgoto)", destacou Paim.













maceio.al.leg.br


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comunicação Gigante Publicidade 1200x90