08/06/2018 às 19h48min - Atualizada em 08/06/2018 às 19h48min

Asfalto ecológico - projeto de lei de autoria do deputado Léo Loureiro foi aprovado na Assembleia

utilização de massa asfáltica produzida com borracha de pneumáticos inservíveis provenientes de reciclagem

- by redação
Deputado Léo Loureiro
Deputado Léo Loureiro

 

Na sessão ordinária da última quarta-feira(06), foi aprovado o projeto de lei nº 498/2017, de autoria do deputado Léo Loureio que dispõe sobre a utilização de massa asfáltica produzida com borracha de pneumáticos inservíveis provenientes de reciclagem. A proposta foi lida e aprovada no plenário, após ser aprovada nas comissões técnicas da Casa.

O projeto de lei  aprovado, garante que todos os programas de asfaltamento e recapeamento de rodovias estaduais, bem como de construção e recuperação de vias públicas, devem assegurar a utilização preferencialmente de massa asfáltica produzida com borracha e pneumáticos inservíveis provenientes de reciclagem, observadas os percentuais de mistura definidos em norma técnica de engenharia.

O asfalto-borracha ou asfalto-ecológico não é uma novidade em termos de tecnologia de pavimentação, haja vista que é utilizado nos Estados Unidos há mais de 40 anos. No Brasil começou a ser divulgado por volta do início dos anos 2000, após o decurso de prazo da patente que protegia essa tecnologia. O processo de fabricação consiste na mistura descontínua com ligante asfáltico modificado por borracha triturada de pneus e compactado a quente.

A sociedade e o meio ambiente agradecem a iniciativa desse grande parlamentar que vem dando sua contribuição no parlamento estadual, representando bem os alagoanos.

 

Deputado usou as redes sociais para comemorar a aprovação, senão vejamos:

 

Assembleia Legislativa de Alagoas aprovou, na Sessão Ordinária dessa quarta-feira, 6, o Projeto de Lei N° 498/2017, de minha autoria, que dispõe sobre a utilização de massa asfáltica (asfalto ecológico), produzida com borracha de pneumáticos inservíveis provenientes de reciclagem. Pelo projeto, todos os programas de asfaltamento e recapeamento de rodovias estaduais, bem como de construção e recuperação de vias públicas, devem assegurar a utilização preferencialmente de massa asfáltica produzida com borracha de pneumáticos.


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