Comunicação Gigante Publicidade 1200x90
15/03/2022 às 09h45min - Atualizada em 15/03/2022 às 09h45min

Prefeitura de Maceió fiscaliza supermercado e apreende mais de 700kg de alimentos estragados

Foram encontrados diversos produtos fora do prazo de validade, o que poderia causar danos à saúde do consumidor

Após receber denúncias de que um supermercado estaria comercializando alimentos estragados, a Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social (Semscs) e a Vigilância Sanitária de Maceió (VISA) realizaram uma operação conjunta que resultou na apreensão de 720,3 kg de produtos impróprios para o consumo. A ação aconteceu nessa segunda-feira (14) no bairro do Jacintinho.

Os fiscais do órgão encontraram diversos produtos fora do prazo de validade, o que poderia causar danos à saúde do consumidor maceioense. Entre os alimentos apreendidos estão charque, peixe, frango, carne bovina, queijo e presunto.

O coordenador da Vigilância Sanitária, Airton Santos, destacou que o órgão tem o objetivo de trabalhar em defesa da saúde dos consumidores da capital. “A Vigilância Sanitária realiza, diariamente, fiscalizações nos estabelecimentos da capital buscando evitar o risco sanitário da população. Durante as fiscalizações fazemos as orientações aos comerciantes sobre a manipulação e armazenamento correto dos alimentos para que possam assegurar a saúde dos maceioenses”, explicou.

Agentes de fiscalização da VISA apreenderam mais de 700 Kg de alimentos impróprios para o consumo. Foto: Matheus Alves / Ascom Semscs

Os fiscais de Posturas da Semscs analisaram a documentação do estabelecimento comercial e identificaram que o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) está com o prazo de validade vencido desde o mês passado, por causa disso, o órgão municipal notificou o supermercado a se regularizar junto ao Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL).

Documentação expedida pelo CBMAL está vencida e, por isso, o supermercado foi notificado pela Semscs. Foto: Matheus Alves / Ascom Semscs

Para Thiago Prado, secretário municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social, a população é um forte aliado do poder público ao denunciar situações como essa. “Durante a fiscalização encontramos alimentos vencidos desde 2021, o que demonstra que o supermercado estava comercializando produtos fora do prazo de validade, o que poderia trazer prejuízos a saúde dos consumidores. As ações de fiscalização são importantes para cuidar da saúde pública da coletividade”, afirmou o secretário.

O estabelecimento foi autuado e responderá em processo administrativo, cujas penalidades incluem multa que varia de R$180 a R$19 mil. O valor é estabelecido conforme a gravidade das infrações cometidas. Todos os produtos apreendidos foram descartados no aterro sanitário de Maceió.

Disque Denúncia

Para denunciar irregularidades observadas em estabelecimentos fora das adequações sanitárias e que causam riscos à saúde da população, é possível entrar em contato no telefone (82) 3312-5495, de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h, ou pelo WhatsApp (82) 98705-0730, que funciona 24h, todos os dias.

















secommaceio


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comunicação Gigante Publicidade 1200x90