Comunicação Gigante Publicidade 1200x90
05/03/2022 às 09h21min - Atualizada em 05/03/2022 às 09h21min

FOCO E DETERMINAÇÃO MARCAM TRAJETÓRIAS DE ESTUDANTES DA REDE ESTADUAL APROVADOS NO ENEM 2021

“Conheça a prova, saiba quantas questões cada área tem, quais assuntos caem. Priorize a redação, pois é a prova que mais pontua. Aprenda com o dia a dia, pois o cotidiano está presente no exame. E, claro, descanse e tenha momentos de lazer, pois o cansaço afetará o seu desempenho”. Estas palavras poderiam ser ditas por um professor veterano na preparação de alunos para o Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem. Mas são as dicas de uma jovem de 16 anos: Maelly Oliveira, estudante da Escola Estadual Gentil Albuquerque Malta, de Mata Grande, no sertão alagoano, que conquistou o 1º lugar entre candidatos cotistas no curso de Enfermagem da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Assim como ela, muitos outros alunos da rede estadual de Alagoas tiveram êxito nesta primeira chamada do Sistema de Seleção Unificado (Sisu).

“Esta geração está de parabéns, são verdadeiros heróis. Eles enfrentaram a pandemia em seu momento mais dramático e, durante um ano e meio, ficaram afastados de seus amigos e professores. Um cenário como este é desmotivador para muitos, mas eles seguiram em frente e, hoje, colhem os frutos do seu empenho. Também não podemos deixar de agradecer às escolas e seus professores, os quais não mediram esforços para preparar seus alunos para um dos momentos mais importantes da sua vida, que é a entrada no ensino superior. A educação vive um novo momento em Alagoas e todos já estamos colhendo os frutos desse trabalho”, celebra o secretário de Estado da Educação, Rafael Brito.

Cursos concorridos

Muitos estudantes da rede estadual conquistaram vagas nos cursos mais concorridos das universidades, tendo ainda uma classificação destacada. É o caso de Maelly, 1º lugar entre os cotistas do 4º curso mais procurado no Sisu da Ufal (o de Enfermagem); Davi Barbosa Pereira, da Escola Estadual Santos Dumont, de Rio Largo, 7º lugar entre os cotistas em Direito Noturno na Ufal (5º curso mais procurado no Sisu da universidade) e Maria Carolina Pereira, da Escola Estadual Izaura Antônia de Lisboa, de Arapiraca, 1º lugar em Sistemas de Informação (cotas), o mais concorrido curso do Instituto Federal de Alagoas (Ifal).

Outros resultados positivos entre os cotistas foram Adrian Dantas Dória, da Escola Estadual Pedro Joaquim de Jesus, de Teotônio Vilela, 2º lugar em Engenharia da Computação pela Ufal; Vítor Soares, da Escola Estadual Quintella Cavalcanti, de Arapiraca, 3º lugar em História pela Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), campus Arapiraca; Danilo Almeida, 1º lugar em Ciências da Computação pela Ufal e Pedro Mykael Costa, 2º lugar em Odontologia - Ufal, ambos da Escola Estadual Padre Aurélio Gois, de Junqueiro.

Destaque também na ampla concorrência, onde Gabriela Souza, da Escola Estadual Almeida Cavalcanti, de Palmeira dos Índios; Tiago Rodrigues, da Santos Dumont e José Guilherme Pimentel, da Escola Estadual Aristheu de Andrade, de Colônia Leopoldina, foram, respectivamente, 2º lugar em Engenharia Ambiental e 2º e 3º classificados em Ciências Biológicas.

Confiança

Os aprovados dão dicas de como conseguir uma boa pontuação no exame e dizem que o estudante da rede pública deve confiar no seu potencial.

“Mesmo com os problemas impostos pela pandemia, fiz meu cronograma de estudos e recebi atividades extras dos professores. Os aulões e simulados da escola também ajudaram muito”, orienta Adrian. “Para os estudantes da rede pública que ainda irão prestar o Enem, digo que  permaneçam firmes na busca pelo saber, não desanimem e aproveitem cada momento de aprendizado. Vai dar tudo certo”, motiva Davi, da Escola Estadual Santos Dumont.

Gabriela Souza aponta a participação nas olimpíadas de conhecimento como outro fator que ajuda o aluno a se preparar melhor. “Ter participado da olimpíada de matemática, a OBMEP, me propiciou contato com a matemática avançada e um nível de raciocínio muito importante para provas como o Enem”, observa a garota, que é tetramedalhista da olimpíada.

Apoio

Os jovens também ressaltam a importância da dedicação aos estudos, do apoio dos professores e escolas e do aluno da rede pública fazer o Enem.

“A importância dos professores para minha aprovação foi além da questão da transmissão de conhecimento. O fato de ter professores que se preocupavam com o ‘Pedro’ e não só com o aluno muito me ajudou”, afirma Pedro Mykael. “Meus professores me deram confiança pra chegar até aqui e sempre me incentivaram a seguir meus sonhos”, conta José Guilherme.

Maria Carolina diz que seus professores tiveram um cuidado especial com o aspecto emocional dos alunos. “Não recebi apenas conhecimento, mas o estímulo e o carinho de todos eles, que sabiam que estávamos fragilizados em virtude da pandemia”, declara.

Vítor relata que a inspiração para  optar pela  carreira de professor veio não só dos seus docentes, mas também de sua mãe, pedagoga no município de Igaci. “Vou cursar uma das coisas que mais amo e sou grato a minha mãe e todos os meus professores, que exercem a mais nobre das funções, que é a de ensinar e conduzir cidadãos”, finaliza.

Aprovados – Ufal, Uneal e Ifal estão com matrículas abertas até o dia 08 de março. Conheça alguns dos alunos da rede estadual aprovados nessas e outras instituições:

Maelly Oliveira da Silva, Escola Gentil de Albuquerque Malta, Mata Grande, 1º lugar Enfermagem/Ufal (cotas);

Maria Carolina Pereira da Silva, Escola Estadual Izaura Antônia de Lisboa, Arapiraca, 1º lugar em Sistemas de Informação/ Ifal- Campus Arapiraca (cotas);

Danilo Almeida, Escola Estadual Padre Aurélio Gois, Junqueiro, 1º lugar em Ciências da Computação/Ufal (cotas);

Gabriela Barbosa Souza, Escola Estadual Almeida Cavalcanti, Palmeira dos Índios, 2º lugar Engenharia Ambiental/ Ufal, ampla concorrência;

Davi Barbosa Pereira da Silva, Escola Estadual Santos Dumont, Rio Largo, 7º lugar Direito Noturno/Ufal (cotas);

Adrian Dantas Dória, Escola Estadual Pedro Joaquim de Jesus, Teotônio Vilela, 2º Engenharia da Computação/Ufal (cotas);

Tiago Rodrigues, Escola Estadual Santos Dumont, Rio Largo, 2º lugar Ciências Biológicas/Ufal ampla concorrência;

Pedro Mykael Costa, Escola Estadual Padre Aurélio Gois, Junqueiro, 2º lugar em Odontologia/Ufal;

Layslla Ferreira, Escola Estadual Humberto Mendes, Palmeira dos Índios, 2º lugar Serviço Social/Ufal (cotas)

José Guilherme Pimentel Rocha, Escola Estadual Aristheu Andrade, Colônia Leopoldina, 3º lugar Ciências Biológicas/Ufal, ampla concorrência;

Vítor Soares, Escola Estadual Quintella Cavalcanti, Arapiraca, 3º lugar em História Uneal/Campus Arapiraca;

Jean Lucas dos Santos Silva, Escola Estadual Moreira e Silva, Maceió, 2ºlugar História/Ufal;

Camilly Aparecida da Silva Cavalcante, Escola Estadual Izaura Antônia de Lisboa, Arapiraca, Odontologia/Ufal;

Mauro Santos da Paz, Escola Estadual Izaura Antônia de Lisboa, Arapiraca, Ciências da Computação/Ufal;

Samuel Tavares de Lima, Escola Estadual Izaura Antônia de Lisboa, Arapiraca, Engenharia da Computação/Universidade Federal de Sergipe (UFS);

Pedro Oliveira, Escola Estadual Graciliano Ramos, Palmeira dos Índios, Engenharia Elétrica/Ifal;

Eduarda Pimentel, Escola Estadual Graciliano Ramos, Palmeira dos Índios, Letras/Ufal;

Maria Clara Belarmino, Escola Estadual Graciliano Ramos, Palmeira dos Índios, Engenharia Civil/Ufal;

Suiangue Lima Rodrigues da Silva, Escola Estadual José da Silveira Camerino, Maceió, Engenharia Civil/Ufal;

Norberto Marcondes, Escola Estadual Dra Eunice Lemos Campos,Maceió, Ciências da Computação/Ufal;

Marcos Melo dos Santos, Escola Estadual Moreira e Silva, Maceió, Ciências Contábeis/Ufal;

Pablo Vítor da Silva, Escola Estadual Salete Gusmão de Araújo, Maceió, Física/Ifal-Campus Maceió;

Maria Clara Barros, Escola Estadual Dra Eunice Lemos Campos, Maceió, Administração;

Stella Maria da Silva, Escola Estadual Dra Eunice Lemos Campos, Maceió, Relações Públicas/Ufal;

Antonny David Lopes da Silva, Escola Estadual Adeilza Maria, Química/Ufal;










alagoas.al.gov.br


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comunicação Gigante Publicidade 1200x90