Comunicação Gigante Publicidade 1200x90
19/02/2022 às 10h39min - Atualizada em 19/02/2022 às 10h39min

SMTT lança permissões em formato digital

Transporte escolar é o primeiro beneficiado

Os profissionais do transporte escolar da capital agora contam com suas permissões na modalidade digital. A tecnologia, implantada pela Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), tem o objetivo de modernizar o sistema e possibilitar praticidade aos permissionários durante as abordagens de fiscalizações, mediante apresentação do QR Code.

Para realizar a renovação semestral, os transportadores precisam comparecer à SMTT, com o aplicativo SMTT Maceió - NOI Cidadão baixado em seu celular e com o cadastro já realizado. Ao chegar ao órgão, os procedimentos para a renovação serão os mesmos realizados pela categoria e ao final, no lugar de receber a carteira impressa, irão ativar a carteira digital pelo smartphone.

O titular da pasta, André Costa, destaca a importância da modernização das ações do órgão para proporcionar mais facilidades para todas as categorias que possuem permissões ou autorizações para atuar no segmento dos transportes na Capital.

"Seguindo as diretrizes do prefeito JHC, nossos setores têm se dedicado em buscar ferramentas para facilitar a vida dos trabalhadores do segmento. Para isso, iniciamos com as carteiras em formato digital, mais uma forma de trazer conforto e facilidades para o cidadão", declarou.
André França é motorista da categoria de transporte escolar há 29 anos e comemorou a chegada do dispositivo. “Achei essa iniciativa muito boa, porque agiliza a nossa vida. A burocracia que tinha antes, melhorou muito com a tecnologia. Nós já temos implantado no sistema, outros documentos como habilitação e documentos do carro, agora junto a SMTT teremos a carteirinha de permissionário, isso facilitou muito” relatou.

 

O presidente da Associação dos Transportadores Escolares de Maceió, Daniel Lobo, falou sobre a importância do documento. “Essa tecnologia veio por atitude da SMTT para ajudar, porque a carteirinha antiga que era impressa, com o passar do tempo se desgastava e tínhamos dificuldade para fazer a solicitação de uma nova. Durante as abordagens aos nossos veículos com essa nova carteira, é só abrir o celular e mostrar” disse.

Márcio Rodrigo, profissional da modalidade, comentou que a modernização vai otimizar seu trabalho. “Esse documento digital veio para facilitar o trabalho do transportador escolar. Quando formos parados, basta mostrarmos o QR Code e os agentes vão ver que está tudo legalizado no primeiro e segundo semestre. Gostei da ideia do aplicativo, estão de parabéns”, comemorou o transportador.
 

O aplicativo está disponível para os usuários do sistema operacional Android e iOS e, por eles, o profissional também terá disponibilizada a opção para imprimir a sua permissão.

“Neste primeiro momento, estamos iniciando com a categoria dos escolares, conforme publicado no Diário Oficial do Município e posteriormente, todas as outras categorias também irão aderir ao sistema nos prazos determinados pelo Diário“, destacou a assessora de Controle de Delegações da SMTT, Bárbara Pinto.

Procedimento

Para ter acesso ao atendimento, o permissionário precisa realizar o agendamento através do site Unidade SMTT, efetuar o pagamento da taxa e aguardar a compensação. O prazo é de 24 horas para retornar ao órgão com toda documentação exigida. Os veículos acima de dez anos deverão comparecer com a vistoria de um órgão credenciado ao Departamento Estadual de Trânsito (Detran) para comprovar que têm condições de trafegar com segurança.

Os permissionários precisam apresentar originais e cópias das certidões criminais estadual e federal negativadas, atestado de sanidade física e mental, certidão do tacógrafo, Carteira Nacional de Habilitação (CNH) apta para transporte remunerado, comprovante de residência atualizado no nome do permissionário, cópia do CRLV e DPVAT, além do documento do veículo.

Para renovação no primeiro semestre, os profissionais deverão efetuar o pagamento da taxa anual no valor R$ 141,68. Já no segundo semestre, é feita uma segunda vistoria que compreende a análise do porte obrigatório e a vistoria veicular. A taxa é de R$ 49,25.

A vistoria é realizada na sede da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) de Maceió, na Av. Durval de Góes Monteiro, 829 - Tabuleiro do Martins. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 9h às 14h.

 



















secommaceio


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comunicação Gigante Publicidade 1200x90