02/02/2022 às 10h53min - Atualizada em 02/02/2022 às 10h53min

Desenvolvimento Sustentável inicia a limpeza do Canal do Papódromo, no bairro do Vergel do Lago

Nesta quarta-feira (2), a Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes) iniciou a limpeza do Canal do Papódromo, situado no bairro do Vergel do Lago. A ação, que irá beneficiar cerca de 800 moradores que residem no entorno do canal, seguirá, pelos próximos dez dias, minimizando o descarte irregular na região e, portanto, evitando transbordamentos no período chuvoso que se aproxima.

Em 2021, os agentes municipais já haviam realizado o desassoreamento no córrego e retirado mais de 120 toneladas de resíduos, o que equivale a 17 caçambas de lixo.
 

"Todos os dias, realizamos ações de prevenção justamente para evitar as emergenciais. Então, estamos antecipando a limpeza desse canal antes que o período de chuvas se aproxime e o cidadão que vive próximo do canal sofra com algum tipo de transtorno causado por transbordamentos. No entanto, é sempre importante ressaltar que grande parte do lixo que retiramos vem do descarte irregular, feito pelas próprias pessoas. Precisamos que a população tome consciência da sua parcela de responsabilidade na limpeza urbana para que essas ações sejam verdadeiramente efetivas", pontuou o superintendente da Sudes, Ronaldo Farias.

Para realizar a atividade, a Sudes utiliza uma máquina retroescavadeira e cerca de 20 agentes de limpeza. Dentre os materiais retirados do córrego, estão: recicláveis e móveis inservíveis, além de resíduos domiciliares e da construção civil.
"Todos esse resíduo é proveniente do descarte irregular feito pela própria população não só aqui do bairro, mas também de outros pontos da capital. Por isso, atuamos com ações de educação ambiental em toda Maceió, pois todo maceioense precisa entender seu papel para ajudar a Prefeitura a manter a cidade limpa", completou o superintendente.








secommaceio


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »