Comunicação Gigante Publicidade 1200x90
17/01/2022 às 10h14min - Atualizada em 17/01/2022 às 10h14min

Françoise Forton guardou segredo sobre câncer por dez anos

Atriz decidiu quebrar o silêncio para alertar outras mulheres: "Isso mata"

- gente.ig.com.br

Ainda não foi confirmado qual tipo de câncer levou à morte de Françoise Forton, que morreu aos 64 anos neste domingo , depois de um agravamento no quadro da doença neste fim de semana. Contudo, não é a primeira vez que ela enfrentou a enfermidade. Durante as gravações da novela Tieta, em 1989, Françoise descobriu um câncer no colo do útero, mas guardou segredo por dez anos: apenas os médicos e o diretor de TV Paulo Ubiratan sabiam da condição da artista.

Em 2020, ela falou sobre o assunto em participação no programa "Encontro", apresentado por Fátima Bernardes, e explicou porque resolveu quebrar o silêncio sobre o tratamento.
"Não falava da doença, fiquei dez anos sem falar. Hoje, faço questão de falar, questão de ir a público, poder participar das crianças. Minha vida mudou inteiramente. Eu me reeduquei, mudei a minha alimentação", relatou à apresentadora.


 

Anos antes, em 2016, ela relatou com detalhes sobre o diagnóstico para uma publicação do Instituto Nacional do Câncer (Inca). Segundo a atriz, ela tinha costume de fazer consultas de rotina no ginecologista, mas deixou de fazer o exame Papanicolaou com frequência.

"Eu fazia mais ou menos uma vez por ano, às vezes dava mais espaço. Na verdade, não tinha tanta preocupação com isso, porque nunca senti nada, nem dor, nem nenhum sintoma estranho, nada mesmo. Confesso que dei uma esquecida. Em 1991, eu ia fazer uma novela, mas antes resolvi tirar o DIU [dispositivo intrauterino para evitar a gravidez] e me deu vontade de pedir para fazer um Papanicolaou", contou à publicação.

Ao receber o resultado do exame, a artista recebeu a notícia do câncer no colo do útero. "Foi um susto, eu não tinha histórico de câncer na família. Fiquei apavorada. A primeira coisa que veio à cabeça foi: 'Isso mata e eu não quero morrer'", disse à revista Rede Câncer.

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comunicação Gigante Publicidade 1200x90