17/01/2022 às 08h20min - Atualizada em 17/01/2022 às 08h20min

A FACULDADE FEBRAICA DO BRASIL e a Ordem dos Capelãs do Brasil, RESOLVE OUTORGA-LOS DOUTORES

Essa honraria é concedida por universidades a pessoas que se destacam em suasáreas de atuação. 

Geralmente, essas personalidades já são respeitadas pelo seu trabalho pelos diversos setores da sociedade, mas nem sempre têm graduação ou possui especialização. Tanto que o termo significa “por causa de honra” em latim, ou seja essas pessoas tornan-se doutores no que sabem fazer de melhor.

 

O Sr. José  Raimundo  Lima  Chaves,  internacionalmente  conhecido  como Pai Pote,  e Babalorixá do Ilê Axé Oju Onire. Formado em licenciatura em História pela Universidade FTC (2014). Pós-graduado em Política e Gestão Cultural pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (2019). Produtor, gestor e educador cultural. Conselheiro de Cultura do Município de Santo Amaro (2018-2022). Atualmente é presidente da Associação Beneficente Ilê Axé Oju Onire e da Associação Bembé do Mercado. Foi articulador do processo de reconhecimento do Bembé do Mercado como Patrimônio Imaterial do município de Santo Amaro, do estado da Bahia e do Brasil. Além disso, é representante internacional na organização da Lavagem afro religiosa na França . Tem experiência na área de História, com ênfase em História da Àfrica e da diáspora, em especial as religiões de matrizes africanas. .

Articulação com as organizações  representantes  da Cultura e Terreiros  de Candomblé do Município de Santo  Amaro no  período  da Pandemia, sobre a captação  e aplicação  da Lei Aldir  Blanc para apoio a cultura.  Premiado  em 2021 pela  SECULT no Edital  na Palma da Mão, território  Recôncavo com o Projeto  " A Trajetória  de Pai Pote  no Bembé  do Mercado". Premiado em 2022  com classificação  1° lugar no certame Brasil no Edital  Palmares de Arte, categoria Leitura, escrita e oralidade. 

Articulador  com a sede da  UNESCO em Paris, desde 2018 do processo  de registro do Bembé  do Mercado  como Patrimônio  da Humanidade e inserção  no Projeto  da UNESCO  Rota dos Escravos. Articulador  com a Prefeitura  Municipal  de Santo Amaro, Secretárias Municipal  de Cultura, Secretário  Municipal  de Desenvolveu  Social, IPHAN  e UFRB do Projeto  de Salvaguarda  do Bembé  do Mercado, que desde 2021 encontra-se  em fase de discussão. Embaixador Cultural de Santo Amaro, concedido em 2021pelo Conselho  Municipal  de Cultura de Santo Amaro.

 

Ao Sr. José Raimundo  Lima  Chaves e a um grupo seleto, FOI CONCEDIDO O MAIOR TÍTULO QUE UMA FACULDADE PODE CONCEDER A ALGUÉM 

*TITULO DE DOUTOR HONORIS CAUSA*

 

Onde: Museu de Arte da Bahia - Salvador

Quando: 17/01/22

Horas: 18 horas









jornalismonews.com.br


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »

Na sua opinião, o prefeito Cacau Filho, até o momento está sendo:

24.2%
5.0%
1.2%
8.7%
59.9%
0.9%