06/01/2022 às 08h42min - Atualizada em 06/01/2022 às 08h42min

No Dia Mundial do Braile, Saúde reforça inclusão com cartão de vacinação em braile

Iniciativa é pioneira no Brasil e garante acesso aos serviços para pessoas com deficiência visual

Comemorado nesta terça-feira (4), o Dia Mundial do Braile ressalta a importância de assegurar formas de inclusão às pessoas com deficiência visual. E, para reforçar e garantir acessibilidade a este público, a Prefeitura de Maceió lançou, em julho de 2021, o Cartão de Vacinação contra a Covid-19 em braile — uma iniciativa pioneira no país.

De acordo com Eunice Amorim, gerente de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), 70 pessoas tiveram acesso ao cartão em braile do lançamento até o momento. “Foi uma iniciativa muito nobre da Prefeitura, pois possibilitou a inclusão deste público”, avalia.
 

Cícera Oliveira da Cruz é presidente da Associação de Cegos de Alagoas e diz que o cartão em braile representa uma conquista para o público com deficiência visual, além de proporcionar autonomia.

“Com o cartão de vacinação convencional, essas pessoas não conseguiam ler o documento e, com isso, precisavam do auxílio de outra pessoa para saber a data da próxima vacinação, por exemplo. Com o cartão de vacinação em braile, elas passaram a ter acesso às informações com mais autonomia”, explica.
 

Para receber o Cartão de Vacinação contra a Covid-19 em Braile, as pessoas com deficiência visual podem se dirigir até um dos quatro pontos fixos da capital: Maceió Shopping, das 9h às 21h; Terminal de Ônibus do Osman Loureiro (Clima Bom), das 9h às 16h; Papódromo (Vergel), das 9h às 16h; e Praça Padre Cícero (Benedito Bentes), das 9h às 16h. Também é possível receber o cartão na unidade móvel do Centro de Atendimento ao Turista (CAT) na orla de Ponta Verde, das 10h às 17h.

Dia Mundial do Braile

O Dia Mundial do Braile é comemorado em 4 de janeiro e ressalta a importância de assegurar formas de inclusão às pessoas com deficiência visual. Em 2018, a Organização das Nações Unidas (ONU) escolheu a data em homenagem ao aniversário do francês Louis Braille, criador do sistema de escrita e leitura tátil para pessoas com deficiência visual. O método de alfabetização é composto por sinais gravados em relevos, que permitem o registro de letras, números e qualquer outro tipo de símbolo necessário para a comunicação.






secommaceio


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »

Na sua opinião, o prefeito Cacau Filho, até o momento está sendo:

24.2%
5.0%
1.2%
8.7%
59.9%
0.9%