Comunicação Gigante Publicidade 1200x90
03/01/2022 às 11h46min - Atualizada em 03/01/2022 às 11h46min

Secretário fala sobre o ano de 2021 na Educação de Maceió

Elder Maia respondeu perguntas sobre os desafios e conquistas neste primeiro ano da nova gestão municipal

Professor Elder Maia

Um problema identificado no Painel foi a dificuldade de alfabetização enfrentada pelos jovens da capital, além de atrasos no aprendizado de Língua Portuguesa.

Em atenção a isso, criamos o Alfabetiza Maceió, um programa tem sido um marco na obtenção de melhorias no âmbito da alfabetização do Município de Maceió. A ação tem parceria com a Fundação Lemann, que trouxe as melhores práticas no processo de alfabetização dos estudantes que estão nos primeiros anos do Ensino Fundamental; além de consultoria e acompanhamento permanente da Fundação Lemann, do Instituto Educar e do Instituto Viver Melhor.

As ações envolvem a formação dos nossos profissionais e, em breve, seu impacto poderá ser notado nas melhorias da alfabetização dos alunos da rede. Um conjunto de ações estão sendo realizadas para monitorar este processo de formação continuada, como testes de fluência e de escrita.

Também foi identificada uma dificuldade no aprendizado de Matemática. O que foi feito para enfrentar isso?

Realizamos esse ano a primeira Olimpíada de Matemática do município. Se inscreveram cerca de 10 mil estudantes da nossa rede, uma resposta muito satisfatória. A ação tem um cunho pedagógico e didático e procura estimular o ensino da Matemática, ajudando a diminuir a percepção imaginária de que a disciplina é difícil e indecifrável. Queremos mostrar que a Matemática é leve, divertida, útil e que é um prazer estudá-la.

Aprender de barriga vazia é difícil e, com a pandemia, muitas famílias foram lançadas à vulnerabilidade e informalidade. Como amenizar essa situação?

Somente este ano, entregamos mais de 808 toneladas de alimentos para as famílias da nossa rede. As entregas incluíam mantimentos secos e também kits compostos por alimentos da nossa agricultura familiar, fortalecendo o nosso setor produtivo e garantindo uma alimentação mais saudável e livre de agrotóxicos.

Também foi uma ordem do prefeito JHC o fornecimento do café da manhã para todas as escolas de Ensino Fundamental. Há dois meses, apenas os estudantes da Educação Infantil tinham a refeição. Muitas vezes, em razão da família não dispor de condição socioeconômica, esses alunos chegavam nas escolas sem ter feito o café da manhã e agora têm uma alimentação saudável e balanceada.

O que mudou nesse ano de gestão JHC em comparação aos últimos oito anos?

Primeiramente, temos as matrículas, que vinham caindo sucessivamente e aumentaram em quase 5 mil novos alunos. Depois, temos as contratações dos profissionais da Educação: nós chamamos, contando com o PSS, 798 novos servidores. Enquanto nos oito anos da gestão anterior, foram 790.

Em apenas 12 meses, teremoz dez novos prédios para os maceioenses, quando foram 24 nos oito anos da última gestão. É apenas o começo, e os maceioenses podem esperar muito mais nos próximos anos.













secommaceio


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comunicação Gigante Publicidade 1200x90