11/12/2021 às 10h05min - Atualizada em 11/12/2021 às 10h05min

Corujão da Saúde: Prefeitura amplia horário de funcionamento das unidades

Oito Unidades de Saúde, uma por Distrito Sanitário, passam a oferecer atendimentos até às 21h

Para ampliar o acesso da população de Maceió aos serviços de saúde, a Prefeitura lançou o Corujão da Saúde, iniciativa que estende o funcionamento de oito unidades, uma por Distrito Sanitário, de 17h às 21h. O anúncio oficial foi feito pelo prefeito JHC no último dia 3 de dezembro e já conta com boa adesão da população nessa primeira semana de funcionamento.
Um desses postos é a Unidade de Saúde Maria da Conceição Fonseca Paranhos, no bairro de Jacarecica. “Desde que iniciamos a demanda espontânea, temos recebido muitos pacientes. Além dos agendamentos normais, fazemos pré-agendamentos dos pacientes, para que ninguém saia sem ser atendido. Os serviços que têm maior procura são as consultas médicas e odontológicas. É uma iniciativa que está dando muito certo”, elogia Marcela Alves.

Os usuários também têm aprovado a iniciativa, como é o caso de José Everaldo, morador do bairro de Jacarecica. Para ele, é muito importante que os homens cuidem da própria saúde. “Eu sempre faço os exames preventivos. Às vezes, não dá pra vir até a unidade por conta do trabalho, mas o horário noturno facilita muito a vida da gente”.

A secretária municipal de Saúde, Célia Fernandes, reforça que a iniciativa representa um ganho significativo para toda a população. “Muitos usuários passam o dia no trabalho e não tem a oportunidade de ir até uma unidade cuidar da sua saúde. Então, a gestão pensou nesse formato justamente para atender a essas pessoas, facilitando o acesso delas aos nossos serviços”, destaca.

 

Atendimentos e serviços oferecidos

Mônica Valença, chefe de apoio institucional do Corujão da Saúde, esclarece que todos os usuários que buscam a unidade, das 17h às 21h, serão atendidos no mesmo dia. “Caso não haja vagas para aquele dia, é feito um pré agendamento para o dia seguinte, de modo que ninguém fique sem atendimento. Não há necessidade de ir até o local durante o dia, pois a marcação só é feita no próprio horário estendido”, esclarece.

Na UBS Dr. Antônio de Pádua, no bairro Petrópolis, a estudante Yasmin Félix buscou atendimento durante o horário estendido. “Como eu estudo durante o dia, não tenho como vir sempre até o posto, mas, com o Corujão, fica mais fácil. Hoje, eu vim para um atendimento odontológico, mas já vim pra pediatria, nutrição e o serviço é sempre excelente, com profissionais de qualidade, que nos atendem muito bem”, destaca.
 

Nas oito Unidades de Saúde os usuários podem contar com serviços como consultas médicas, odontológicas e de enfermagem, além de outros procedimentos como citologia, pré-natal, testes rápidos para detectar HIV, Aids e Hepatites Virais, verificação de pressão e glicemia, entre outros.

Diariamente, são disponibilizadas 16 vagas para consultas médicas e de enfermagem em cada clínica que funciona com esse modelo.
As unidades que funcionam nesse modelo são as UBS Maria da Conceição Fonseca Paranhos (Jacarecica), Tereza Barbosa (Eustáquio Gomes), Hamilton Falcão (Benedito Bentes), José Tenório (Serraria), Durval Cortez (Prado), Pitanguinha, Osvaldo Brandão Vilela (Ponta da Terra) e Antônio de Pádua (Pinheiro).










secommaceio

 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »

Na sua opinião, o prefeito Cacau Filho, até o momento está sendo:

24.2%
5.0%
1.3%
8.8%
59.7%
0.9%