Comunicação Gigante Publicidade 1200x90
10/12/2021 às 09h02min - Atualizada em 10/12/2021 às 09h02min

Maceió tem mais de 84% de adultos vacinados com duas doses contra a Covid-19

Capital alagoana avança com 74,13% da população vacinável – adultos e adolescentes – imunizada com duas doses ou vacina de dose única

Maceió tem 84,02% da população adulta vacinada com duas doses ou vacina de dose única da Janssen e 26,61% de adolescentes de 12 a 17 anos também com as duas doses da vacina da Pfizer, única aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para o público desta faixa etária. Quando juntam-se os dois públicos vacináveis – adolescentes e adultos –, o percentual de população vacinável com duas doses ou dose única é de 74,13%.

“Os indicadores mostram o esforço da Prefeitura na estruturação de uma logística de aplicação de vacinas eficiente e reconhecida desde o início da Campanha Nacional de Vacinação contra a Covid-19, lançada em janeiro deste ano”, informa o coordenador do gabinete de Gestão Integrada de Enfrentamento à Covid-29, Claydson Moura.

Um dos principais investimentos da Prefeitura foi reestruturação da Central Municipal da Rede de Frio, por meio da aquisição de ultrafreezers, elevando a capacidade da armazenamento de 144 mil para 694.500 doses.

Os dados da Prefeitura de Maceió sobre a vacinação são disponibilizados, de forma transparente e acessível, no portal vacina.maceio.al.gov.br através do Vacinômetro, já o detalhamento do público vacinado pode ser acessado através do painel de vacinação da COVID-19 disposto também no site. O detalhamento das informações levou Maceió ao quinto lugar entre as capitais brasileiras com melhor desempenho no Índice de Transparência de Dados da Covid-19, segundo a plataforma Open Knowledge Brasil (OKBR).

“A publicação de microdados foi um dos principais motivos de evolução de Maceió. As bases contribuíram para um maior detalhamento demográfico e geográfico de casos e de pessoas vacinadas na capital”, ressalta a plataforma.

A Diretoria de Vigilância em Saúde de Maceió explica que o painel de vacinação contra a Covid-19 é constituído por dados e informações que consideram as estimativas de população total de Maceió conforme o último censo do IBGE (1.025.360), população vacinável – maceioenses de 12 anos ou mais (859.875). Dentro desta variável “população vacinável”, o painel segmenta também por faixa etária, informando as estimativas de população adulta (758.681) e de população adolescente (101.194).

Ainda de acordo com a DVS, os dados tanto do painel, como do vacinômetro são atualizados todos os dias com base na cobertura acumulada. “O portal do Ministério da Saúde pode apresentar divergências de nossos dados, tendo em vista a migração de dados que, por vezes, apresenta instabilidade e atraso em relação aos registros do município”, explica a diretora de Vigilância em Saúde, Fernanda Rodrigues.

Dose de reforço – Com a aplicação da terceira dose ou dose de reforço para pessoas adultas imunizadas com duas doses há pelo menos cinco meses, Maceió tem, conforme dados atualizados em 9 de dezembro, 86.060 terceiras doses aplicadas para o público apto a tomar a dose complementar.





secommaceio

 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comunicação Gigante Publicidade 1200x90