Comunicação Gigante Publicidade 1200x90
04/12/2021 às 13h21min - Atualizada em 04/12/2021 às 13h21min

É FALSO QUE MINISTRO DA SAÚDE DA BÉLGICA TENHA FINGIDO TOMAR A VACINA CONTRA COVID-19

Quem aparece em vídeo é um prefeito belga numa simulação para o funcionamento de centro de vacinação

 

Circula nas redes sociais um vídeo em que um homem, apontado como ministro da Saúde da Bélgica, teria fingido receber a vacina contra a Covid-19. O conteúdo é falso. Quem aparece na gravação é o político belga Bart Somers, que participou de uma simulação para funcionamento do centro de vacinação na cidade de Bilzen.  

Nas imagens, aparece uma enfermeira que usa uma seringa sem agulha e a legenda afirma que seria uma falsa aplicação da vacina contra a Covid-19 no ministro da Saúde da Bélgica, Frank Vandenbroucke. No Brasil, o vídeo é compartilhado com uma legenda em português. “Ministro da saúde da Bélgica tomando a dose de reforço. Faltou só a agulha”, diz o texto.

As informações são falsas e o vídeo é utilizado fora de contexto. Quem aparece no vídeo, na verdade, é Bart Somers que, apesar de ser prefeito de Mechelen e vice-ministro-presidente de Flanders, região flamenga da Bélgica, nunca foi ministro da Saúde. De fato, não existiu aplicação de vacina no momento do vídeo, porque se tratou de um teste de funcionamento do centro de vacinação na cidade de Bilzen, equipado em janeiro, antes mesmo do início do plano de vacinação na região.

O próprio político fez esclarecimento no Twitter. “Para ser claro: nenhuma vacina foi administrada durante este ensaio clínico e nem mesmo uma injeção foi dada”, informou. “Caso contrário, eu teria gritado 'Ai' mais alto”, brincou Bart, que recebeu a primeira dose só em junho, seguindo o calendário local de vacinação.

Ou seja, além de não ser o ministro da saúde da Bélgica que aparece no vídeo, não é verdade que houve uma armação para que a vacina não fosse aplicada. O vídeo foi publicado em várias redes sociais como Twitter, TikTok e WhatsApp. Muitos links já não estão mais no ar ou estão sinalizados como conteúdo falso.

Alagoas Sem Fake

Com foco no combate à desinformação, a editoria Alagoas Sem Fake verifica, todos os dias, mensagens e conteúdos compartilhados, principalmente em redes sociais, sobre assuntos relacionados ao novo coronavírus em Alagoas e outros temas. O cidadão poderá enviar mensagens, vídeos ou áudios a serem checados por meio do WhatsApp, no número: (82) 98161-5890. Clique aqui para enviar agora.












alagoas.al.gov.br


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comunicação Gigante Publicidade 1200x90