03/12/2021 às 10h13min - Atualizada em 03/12/2021 às 10h13min

Pioneira, Pilar vai ganhar robô para cirurgias minimamente invasivas

Cuidar bem das pessoas passa, prioritariamente, pelo investimento ininterrupto em saúde pública e de qualidade. E é visando aprimorar a assistência prestada à população pilarense que o prefeito Renato Filho anunciou, nessa quarta-feira (1º), durante o lançamento da 1ª Expo’21, em São Miguel dos Campos, que Pilar vai ganhar seu primeiro robô para cirurgias minimamente invasivas.

A aquisição representa um salto de qualidade na realização de procedimentos cirúrgicos em que a tecnologia é uma grande aliada. De acordo com o prefeito, o Município deve receber o robô Da Vinci, considerada a mais moderna e inovadora técnica cirúrgica da atualidade, presente em poucos centros hospitalares do país.

E as vantagens da cirurgia robótica saltam aos olhos, visto que reduz a perda de sangue e o risco de infecção, além de proporcionar uma recuperação mais rápida. Para os médicos, a tecnologia permite uma atuação mais precisa e segura, como explica o cirurgião geral Renato Rezende, que já realizou milhares de procedimentos no Hospital Nossa Senhora de Lourdes, reaberto em 2017.

“Este equipamento é o futuro da medicina. A cirurgia robótica fornece imagens em alta definição. Ela se assemelha à videolaparoscopia, que também é um procedimento minimamente invasivo. A grande diferença é que o operador fica numa cabine, fora do centro cirúrgico. Para tal, faz-se necessária a devida capacitação de toda a equipe envolvida, e isso nós também faremos sem precisar sair do Pilar”, afirma o cirurgião, destacando a plataforma do treinamento que acontece por meio de um simulador e de forma simultânea, para médico e assistente.

“O robô vai ser utilizado em cirurgias gerais, urológicas e do aparelho digestivo, a exemplo da bariátrica. Ou seja, ninguém mais vai precisar deixar o estado para, em havendo necessidade, submeter-se à cirurgia robótica. Pilar sai mais uma vez à frente porque teremos também o Hospital do Futuro, que, muito em breve, será uma referência no atendimento à população”, ressalta Renato Rezende.






alagoasatenta


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »

Na sua opinião, o prefeito Cacau Filho, até o momento está sendo:

24.2%
5.0%
1.3%
8.8%
59.7%
0.9%