Comunicação Gigante Publicidade 1200x90
15/11/2021 às 10h40min - Atualizada em 15/11/2021 às 10h40min

Prefeitura de Coruripe investe na perfuração de poços artesianos para melhorar o abastecimento no município

Parceria entre Prefeitura, por meio do Departamento de Água e Esgoto, e a Secretaria do Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Alagoas (Semarh), vai beneficiar milhares consumidores nas zonas urbana e rural de Coruripe.

Uma parceria envolvendo a Prefeitura de Coruripe, através do Departamento de Água e Esgoto, e a Secretaria do Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Alagoas (Semarh) vai trazer mais qualidade de vida aos coruripenses. Com a ação, a zona urbana e rural vai ganhar 10 novos poços artesianos, o que vai melhorar o abastecimento de água em diversas localidades do município.

Os novos poços estão sendo perfurados atendendo a uma solicitação do prefeito Marcelo Beltrão à Secretaria do Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Alagoas (Semarh). O Estado entra com a empresa de perfuração e, em contrapartida, o Município arca com os custos de operação das equipes, alimentação, hospedagem e combustível das máquinas.

De acordo com o diretor presidente do DAESC, dos 10 poços artesianos, um já foi concluído e dois estão em andamento.

“Dessa série de poços acabamos de concluir um aqui em Coruripe, na conhecida Rua da Lama. O segundo está em andamento no quilombo, em Pontal de Coruripe. Após a sua conclusão e os estudos da localidade, vamos perfurar o segundo. Com isso, vamos melhorar o abastecimento na localidade que hoje é abastecida por dois poços. No passado eram três, mas por questões naturais um deles secou. Esse investimento no Pontal vai aumentar significativamente a capacidade hídrica em toda a localidade”, explicou Rafael Lima.

Estudo de demanda e capacidade de armazenamento

Outras localidades de Coruripe já estão com poços definidos, de acordo com estudo prévio para aumentar a capacidade hídrica. O levantamento, além de apontar a necessidade dos poços, também verifica a capacidade de armazenamento dos já existentes.

“Outras localidades já estão com poços artesianos definidos, para aumentar a capacidade hídrica. Poxim vai receber um desta série, Lagoa do Pau e a Pindorama, na localidade conhecida por Monte Feliz. Também estamos fazendo levantamento sobre a necessidade nos povoados Botafogo e Santa Teresinha. Os estudos devem mostrar a necessidade hídrica de cada localidade. Com esse levantamento, também vamos conhecer a capacidade de armazenamento dos poços já em uso”, pontuou o diretor presidente do DAESC.

Rafael Lima encerrou explicando sobre o armazenamento: “Existem locais em que o armazenamento não é suficiente. Significa dizer que podemos resolver a demanda de algumas localidades apenas ampliando o armazenamento com mais caixas d’água. Tudo isso os estudos vão mostrar, sobre a necessidade hídrica, capacidade de armazenamento e vazão. Uma coisa é certa, com os estudos técnicos e os novos poços, vamos melhorar significativamente a distribuição de água em toda a Coruripe.   






ama-al

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comunicação Gigante Publicidade 1200x90