Comunicação Gigante Publicidade 1200x90
07/10/2021 às 09h08min - Atualizada em 07/10/2021 às 09h08min

Primeira Infância Cidadã é escolhido para projeto dos Ministérios da Educação e da Cidadania

Projeto promoverá práticas de letramento familiar entre os beneficiários do programa

O Programa Primeira Infância Cidadã/Criança Feliz foi escolhido para participar de um projeto piloto da Secretaria de Alfabetização, do Ministério da Educação, e da Secretaria Nacional de Atenção à Primeira Infância, do Ministério da Cidadania. O projeto visa promover as práticas de letramento familiar entre os beneficiários do programa, integrando ações do “Programa Conta pra Mim” às visitas domiciliares.

As famílias assistidas pelo Primeira Infância Cidadã receberão kits com livros infantis, bem como visitas domiciliares de orientação sobre como implementar as práticas de literacia familiar no seu dia a dia. As equipes do Criança Feliz participarão de um curso de formação em práticas de literacia familiar, em modalidade totalmente EaD, no ambiente de aprendizagem virtual do Ministério da Cidadania, para a implementação do projeto nos municípios.
 

A literacia familiar é aplicada no dia a dia, na convivência entre pais e filhos. As práticas estimulam desde cedo a leitura de forma lúdica e participativa, o que faz as crianças chegarem mais preparadas aos anos iniciais do ensino fundamental, além de fortalecer o vínculo familiar.

“Trabalharemos com as famílias a questão da aprendizagem através da literatura infantil. É uma metodologia que estimula o desenvolvimento das crianças e o despertar pela leitura, não só para os pequenos, mas também para os pais. Estamos muito felizes em termos sidos escolhidos para participar desse projeto. Isso mostra que estamos no caminho certo. É o reconhecimento de todo trabalho, dedicação e amor da equipe do Programa”, pontuou a coordenadora do Primeira Infância, Wellida Santos.

Essa ação piloto será realizada em todos os estados da federação e o Distrito Federal. Foi selecionado um município de cada estado, tendo como critério aqueles que apresentam um maior quantitativo de beneficiários atendidos pelo Programa Criança Feliz.

Este ano, Maceió ultrapassou a meta de 1500 pessoas acompanhadas pelo programa em Maceió. Para o secretário municipal de Assistência Social, o convite reafirma o esforço e a dedicação da equipe do Programa. “Aqui em Maceió, estamos sempre buscando maneiras de dar a melhor assistência possível para nossas famílias. Esse projeto vem para reforçar a qualidade desse serviço”, afirmou Carlos Jorge.

Criança Feliz

O Criança Feliz é um programa do governo federal, que apoia e acompanha o desenvolvimento infantil integral na primeira infância (crianças de 0 a 6 anos de idade) e facilita o acesso da gestante, das crianças na primeira infância e de suas famílias às políticas e aos serviços públicos que necessitam.

O Programa Primeira Infância Cidadã se desenvolve por meio de visitas domiciliares que buscam envolver ações de saúde, educação, assistência social, cultura e direitos humanos e acontece nos bairros do Vergel do Lago, Bom Parto, Trapiche da Barra, Ponta Grossa, Cruz das Almas, Jacarecica, São Jorge, Jacintinho e Benedito Bentes.

O público alvo do programa Criança Feliz são crianças de até 3 anos e suas famílias beneficiarias do Programa Bolsa Família, crianças de até 6 anos beneficiárias do Benefício de Prestação Continuada (BPC) e suas famílias, e crianças de até 6 anos afastadas do convívio familiar em razão da aplicação de medida de proteção.




secommaceio


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comunicação Gigante Publicidade 1200x90