06/10/2021 às 10h17min - Atualizada em 06/10/2021 às 10h17min

Prefeito em exercício, Ronaldo Lessa, recebe a visita da secretária nacional da Família

Angela Gandra Martins veio a Maceió apresentar programas voltados ao fortalecimento das famílias e propor acordo de cooperação técnica

O prefeito em exercício de Maceió, Ronaldo Lessa, recebeu a secretária nacional da Família, Angela Gandra Martins, na tarde desta terça-feira (5), para apresentar os programas que estão em execução no Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos voltados aos Municípios brasileiros. Ela expôs as diretrizes do governo federal e propôs acordo de cooperação técnica com a gestão para que as iniciativas sejam implementadas na capital.
Na explanação, a secretária e sua equipe divulgaram a estrutura, as metas, objetivos e a maneira como a pasta está funcionando. Também apresentaram as políticas públicas disponíveis e que são direcionadas ao fortalecimento das famílias. Citaram, como exemplos, a Estratégia Nacional, criada sobre decreto do presidente da República; o Observatório Nacional da Família; o Programa Equilíbrio Trabalho-Família; o Curso de Capacitação em Políticas Familiares; além dos programas Família na Escola, Acolha a Vida, Reconecte e Famílias Fortes.

“O que pedimos a todas as prefeituras é um olhar exclusivo às famílias. Viemos aqui em um município extremamente parceiro e propomos o termo de cooperação técnica, respeitando a liberdade do gestor para que escolha a melhor estratégia, de acordo com a realidade que está inserido”, destacou Angela Gandra.

Especificamente, ela diz que o foco do governo federal é implantar em Maceió os programas ‘Famílias Fortes’, ‘Reconecte’ e ‘Equilibrio Trabalho-Família’. O primeiro, segundo a secretária, é tido como o mais importante por se propor ao fortalecimento dos vínculos familiares a partir de sete encontros em um local escolhido pelo Município, com a presença dos pais e dos filhos. “A ideia surgiu na Inglaterra e, em 26 países, obteve resultados satisfatórios, evitando comportamentos de risco”, ressaltou.

Para Ronaldo Lessa, a intenção do governo federal em se aproximar dos Municípios, visando a garantia do bem-estar dos cidadãos, é bastante significativa. De acordo com o prefeito em exercício, é dever do Executivo a implantação de políticas públicas voltadas às famílias, o que inclui as mulheres e as crianças, que são as mais atingidas pela violência, sobretudo.“Importante receber a secretária nacional da Família e ouvir dela que há preocupação do governo federal em cuidar das pessoas, das famílias. A nossa gestão tem este perfil, de se aproximar do povo e tratar as pessoas como elas realmente merecem”, frisou Ronaldo Lessa.
Além dele, também participaram do encontro o secretário municipal de Assistência Social, Carlos Jorge; a coordenadora do Gabinete de Políticas Públicas para as Mulheres, Ana Paula Mendes; e o secretário-adjunto da Secretaria Municipal de Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária (Semtabes), Ronaldo Targino. Os gestores também evidenciaram a necessidade de um ‘olhar’ do poder público às famílias para evitar uma gama de problemas sociais.






SECOMMACEIO

 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »

Na sua opinião, o prefeito Cacau Filho, até o momento está sendo:

23.7%
5.1%
1.3%
8.9%
60.1%
0.9%