01/10/2021 às 13h00min - Atualizada em 01/10/2021 às 13h00min

FMAC media acordo e define os dias para desfile do Pinto e blocos nas prévias de 2023

Liga Carnavalesca de Maceió e o Bloco Pinto da Madrugada concordaram com a divisão de dias para os desfiles das agremiações nos festejos na orla de Maceió

A Fundação Municipal de Cultura (FMAC) mediou, na última terça-feira (28), um diálogo entre a Liga Carnavalesca de Maceió e os representantes do Bloco Pinto da Madrugada para que as partes chegassem a um acordo sobre os dias dos desfiles nas prévias carnavalescas na capital alagoana.

Houve um entendimento de que no ano de 2023, o Bloco Pinto da Madrugada desfilará no tradicional sábado anterior ao Carnaval, e que a cidade ganhará mais um dia de festa com os blocos de trio passando a desfilar no sábado anterior ao Pinto da Madrugada.

Para 2022, a distribuição dos blocos e eventos acontecerá da mesma forma dos anos anteriores, ocorrendo na sexta-feira o Jaraguá Folia e no sábado o desfile do Pinto da Madrugada com os demais blocos integrantes da Liga Carnavalesca de Maceió, a exemplo das Pecinhas, Bloco do Rei e Turma da Rolinha. No domingo, também na orla, desfila o Bloco Vulcão, da Polícia Militar de Alagoas.

Para a presidente da Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC), Mirian Monte, a Prefeitura de Maceió tem o papel de promover a difusão das tradições culturais, de maneira democrática e acessível.

“As prévias carnavalescas – e o próprio Carnaval – são tão importantes em nossa cidade, em termos de tradição e agregam inúmeros gêneros e vertentes musicais e de expressões culturais. Por isso, podemos afirmar que teremos, de maneira organizada, segura, democrática e tranquila a presença de todos que fazem as nossas prévias serem uma das melhores do Brasil”, destaca a presidente da FMAC.

Organização da folia

Com a definição do calendário, a Prefeitura de Maceió vai articular com a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), Guarda Municipal e Polícia Militar, todo um planejamento para tratar da segurança, organização e viabilidade dos festejos de prévias carnavalescas.

“Já normatizamos as prévias do próximo Carnaval e organizamos todas as datas para não haver atrito. A partir de agora, as prévias ficarão sob a incumbência da FMAC. Vamos dar os próximos passos, para garantir um Carnaval com segurança”, disse o secretário-adjunto da FMAC, João Lyra.

Segundo o presidente do Bloco Pinto da Madrugada, Hermann Braga, a organização do Carnaval com antecedência foi importante para garantir um melhor planejamento dos eventos e entendimento entre as partes.

“Este novo formato permitirá também que o desfile do Pinto da Madrugada, o principal evento de Alagoas, ganhe uma maior dimensão, que mais orquestras do interior venham desfilar, teremos mais carros alegóricos, alegorias, fantasias e, principalmente, teremos mais foliões na avenida, já que muita gente trabalha até às 14h no sábado e não tinha condições de desfilar no Pinto da Madrugada. Isso só fortalece nossas tradições, nossa identidade e valoriza nosso patrimônio imaterial. Além disso, os blocos de trio poderão ter mais tempo para desfilar e a cidade ganhará mais um dia de festa. Tenho certeza de que Maceió terá o maior Carnaval da sua história e a diversidade da festa ficará preservada”, diz Hermann Braga.

O presidente da Liga Carnavalesca de Maceió, Dinho Lopes, destaca como grande fator positivo o planejamento feito com a devida antecedência que proporciona aos blocos se prepararem melhor para desfilar, repercutindo diretamente na geração de emprego e renda que decorrem do Carnaval.

“Além da alegria que os seus blocos e eventos promovem a todas as tribos, idades e pessoas já que a Liga Carnavalesca promove a inclusão social em parceria com a APAE, tem seus blocos infantis, blocos do público mais jovem, os mais tradicionais e blocos essencialmente do frevo, sem falar nos seus eventos como o Jaraguá Folia e o Carnaval de Edécio Lopes”.

Consta na programação da FMAC para o próximo ano, a realização do Carnaval com polos distribuídos na cidade e apresentações artísticas culturais.



secommaceio


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »

Na sua opinião, o prefeito Cacau Filho, até o momento está sendo:

23.7%
5.1%
1.3%
8.9%
60.1%
0.9%