Comunicação Gigante Publicidade 1200x90
22/08/2021 às 09h30min - Atualizada em 22/08/2021 às 09h30min

AO ABRIR MAIS DE 340 VAGAS EM CONCURSO, GOVERNO DO ESTADO FORTALECE EDUCAÇÃO INCLUSIVA EM AL

Na contramão das declarações recentes do ministro da pasta federal, secretário de Educação destacou que o estado será um dos poucos do Brasil a ter um professor especializado na área em cada escola

Alagoas será um dos poucos estados do Brasil a ter professores atuando no Atendimento Educacional Especializado (AEE) em todas as escolas da rede estadual. A conquista será possível graças ao concurso para a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), cujas inscrições se encerraram na última sexta-feira (20) e que, de forma inédita, ofertará 342 vagas para professores especializados nessa área. Uma medida que vai na contramão da declaração recente do ministro da Educação, Milton Ribeiro, que, em entrevista, disse que alunos da educação especial “atrapalhariam” o aprendizado dos demais colegas.

“Ter um professor com essa especialidade em cada escola estadual de Alagoas é uma conquista e uma mudança de paradigma muito grande, ainda mais numa semana como essa, em que o Ministro da Educação do Brasil diz que uma criança da educação especial numa escola, por vezes, atrapalha. Esse tipo de ignorância, de intolerância não cabe na Educação de Alagoas e, na contramão do que o Governo Federal diz, o nosso estado pensa exatamente o inverso.

"Vamos contratar, por meio de concurso, quase 400 professores especializados nesta área para ajudar não só no melhor desenvolvimento do estudante da educação especial, mas também do colega que convive com ele e que precisa conhecer desde cedo a diversidade. Isso é importantíssimo para a formação de todos os nossos alunos”, observou o secretário de Estado da Educação, Rafael Brito.
 

Universalização - A atuação da Seduc pela inclusão do acesso dos estudantes alagoanos da educação especial se intensificou durante a gestão Renan Filho. Dados do Censo Escolar 2020 divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) em janeiro deste ano mostram que o estado está entre as unidades que conseguiram incluir 100% de seus estudantes da educação especial nas salas regulares de ensino em todas as modalidades de ensino da Educação Básica (Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio).




fonte:alagoas.al.gov.br


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comunicação Gigante Publicidade 1200x90