Comunicação Gigante Publicidade 1200x90
18/08/2021 às 07h34min - Atualizada em 18/08/2021 às 07h34min

Número de faltosos para a 2ª dose sobe para 25 mil pessoas em Maceió.

Prefeitura ampliou pontos de vacinação por agendamento para a segunda dose, que segue disponível nos oito postos fixos.

Claydson Moura cita os especialistas em infectologia para reforçar a necessidade de tomar a segunda dose da vacina contra a Covid-19. Foto: Gabriel Moreira

Mais de 25 mil pessoas estão atrasadas para aplicação da segunda dose das vacinas contra a Covid-19 em Maceió. A última atualização da Secretaria Municipal de Saúde, feita nesta terça-feira (17), revelou que 25.405 pessoas não compareceram a um dos pontos de vacinação na data marcada para completar o ciclo de imunização, o que representa 10% de faltosos.

Do total de faltosos, 4.488 não concluíram a imunização com a vacina CoronaVac, 14.939 com AstraZeneca e 5.939 com Pfizer.

O coordenador do Gabinete de Gestão Integrada de Enfrentamento à Covid-19, Claydson Moura, reforça a necessidade de todos concluírem a imunização para o controle da pandemia

“Vamos completar o ciclo de imunização. Os especialistas são unânimes em informar que a segunda dose é fundamental para garantir a segurança sanitária da própria pessoa, dos amigos e do ambiente de trabalho. A Prefeitura reforçou os pontos de agendamento para a segunda dose, que também segue disponível nos pontos fixos”, defende.

A Diretoria de Vigilância em Saúde (DVS) reforça que a análise considera apenas o município de aplicação Maceió e que alguns destes usuários podem ter recebido a segunda dose em outras localidades.

O levantamento mostra que o número de faltosos tinha se mantido entre 6% e 8% do total de vacinados com a primeira dose dentro do prazo para receber a segunda nas semanas anteriores. Nas últimas semanas, o índice subiu para 9% e 10%, respectivamente.

Onde toma a segunda dose

A segunda dose da AstraZeneca e Pfizer podem ser encontradas nos oito pontos fixos, estando a segunda dose da AstraZeneca também está disponível em 20 unidades de saúde por agendamento (www.vacina.maceio.al.gov.br), enquanto a segunda dose da CoronaVac apenas no Shopping Pátio.

Para se vacinar com a segunda dose, é necessário apresentar apenas o documento de identificação e o cartão de vacinação, lembrando que gestantes e puérperas que tomaram a primeira dose de AstraZeneca e vão tomar a segunda dose da Pfizer devem apresentar recomendação médica expressa e assinar, no ato da vacinação, uma autodeclaração.

Durante o mês de agosto, as pessoas que tomaram a AstraZeneca podem adiantar a segunda dose em até 7 dias da data marcada no cartão de vacinação. A Secretaria reforça ainda que a vacinação da primeira dose será retomada assim que o Município receber nova remessa de imunizantes.




 

fonte:Ascom SMS


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comunicação Gigante Publicidade 1200x90