04/03/2021 às 20h43min - Atualizada em 04/03/2021 às 20h43min

Vigilância Sanitária notifica estabelecimentos e cobra cumprimento de medidas contra a Covid

Por Redação/Já é Notícia
Ações de fiscalização - Foto: Gui Ferreira
A Vigilância Sanitária de Arapiraca intensificou as ações de fiscalização aos estabelecimentos comerciais de Arapiraca. Na manhã desta quinta-feira (4), alguns dos locais visitando pelos fiscais foram notificados por não cumprirem as medidas de segurança contra a Covid-19 impostas através de Decreto Estadual.

A ação faz parte de uma série de medidas adotadas para a intensificação do cumprimento aos Protocolos Sanitários, e em resposta ao aumento no número de casos positivos em Arapiraca.

Durante encontro realizado nessa quarta-feira (3), a secretária Municipal de Saúde, médica infectologista Luciana Fonseca, apresentou o último Boletim Epidemiológico e ratificou a necessidade de intensificar as ações de prevenção. A reunião contou com a presença do prefeito Luciano Barbosa, que destacou a necessidade de ações de prevenção, fiscalização e de atendimento a população em novos espaços, a exemplo do Complexo Multiprofissional de Atendimento, que deverá ser inauguração de imediato.

“Os números evidenciam que está havendo um relaxamento por parte da população. Devemos continuar fazendo o trabalho de prevenção, mas as pessoas também precisam voltar a ter os cuidados de antes, como usar máscaras, álcool em gel, lavar as mãos, manter distanciamento e evitar aglomerações”, reforçou a médica.

De acordo com o coordenador da Vigilância Sanitária Municipal, o enfermeiro Diego Albuquerque, o mutirão de fiscalização foi iniciado em alguns prédios públicos municipais, como o Centro Administrativo e o Mercado Público, onde os profissionais foram orientados a cumprir protocolos mais rígidos.

Em seguida, as equipes da Vigilância Sanitária se dirigiram para a outros estabelecimentos, como supermercados de grande porte, bancos e instituições financeiras, academias e farmácias.

“Hoje notificamos várias empresas que estavam negligenciando os cuidados contra a pandemia e cobramos aos responsáveis o cumprimento das medidas de prevenção estabelecidas em decreto”, disse o profissional de saúde.

Irregularidades

Dentre as principais irregularidades encontradas estão o uso integral de estacionamentos, desrespeitando a limitação de público; o desrespeito ao uso de máscaras de proteção; desrespeito ao distanciamento social; aglomerações; e até estabelecimentos sem álcool em gel.

“Nossas equipes se depararam com erros simples, como gente transitando sem máscaras no centro da cidade e até mesmo dentro das lojas. São ações pequenas que geram resultado e para podemos nos livrar dessa pandemia, precisamos da ajuda de todos”, finalizou o coordenador da Vigilância Sanitária.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »

Na sua opinião, o prefeito Cacau Filho, até o momento está sendo:

24.1%
5.1%
1.3%
9.0%
59.8%
0.6%