Comunicação Gigante Publicidade 1200x90
25/02/2021 às 12h14min - Atualizada em 25/02/2021 às 12h14min

“Dor pélvica no período menstrual pode ser sintoma de endometriose”, diz ginecologista – Saúde em Foco

Dr. Joney Fábio explica quais são os sintomas, causas e tratamento da endometriose

Por NN1
André Pepes entrevista o Dr. Joney Fábio de Melo Aragão, ginecologista e obstetra da Clínica Fetus / Foto: NN1

Nesta quarta-feira (24/02), o Programa Saúde em Foco, transmitido pela Rádio 91.5 FM, teve como tema endometriose. Para falar sobre o assunto, André Pepes entrevistou o Dr. Joney Fábio de Melo Aragão, ginecologista e obstetra da Clínica Fetus.

A endometriose é um processo inflamatória provocado por células do endométrio que, em vez de serem expelidas, migram no sentido oposto ao da menstruação e caem nos ovários ou na cavidade abdominal.

O endométrio é uma mucosa que reveste a parede interna do útero, sensível às alterações do ciclo menstrual, onde o óvulo depois de fertilizado se implanta. Se não houve fecundação, boa parte do endométrio é eliminada durante a menstruação. O que sobra volta a crescer e o processo todo se repete a cada ciclo menstrual.

De acordo com o ginecologista, a endometriose provoca muita dor pélvica (cólicas), alterações intestinais e urinárias, e pode levar à infertilidade. “Nós temos de desmistificar que dor pélvica é normal na menstruação. Não é normal! Se a mulher sente dor pélvica muito forte no período menstrual, ao ponto de necessitar de remédios fortes, ou dor nas relações sexuais, dor para urinar ou dor retal, é preciso procurar um médico porque pode ser endometriose”, explica o médico.

Segundo o Dr. Joney Fábio, para fazer o diagnóstico, primeiro o médico conversa com a paciente, depois faz o exame físico e solicita a ultrassom endovaginal e exame de sangue. Se for necessário também será solicitada a ressonância magnética. “Se o diagnóstico for endometriose, o tratamento será clínico, através de anticoncepcionais para interromper a menstruação, ou por meio de cirurgia”, destaca.

Dr. Joney Fábio de Melo Aragão é ginecologista e obstetra da Clínica Fetus, que funciona na Avenida Deputada Ceci Cunha, nº 64, no bairro Brasília, em Arapiraca.

Para acompanhar o Saúde em Foco ao vivo, acompanhe a 91 FM, de segunda a sexta, às 13h. Para ouvir o programa acesse o perfil no Spotify clicando aqui. Acompanhe o programa também nas redes sociais.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comunicação Gigante Publicidade 1200x90