Comunicação Gigante Publicidade 1200x90
22/02/2021 às 17h46min - Atualizada em 22/02/2021 às 17h46min

Nasa divulga primeiro vídeo de Perseverance, gravado pelo robô durante pouso arriscado em cratera de Marte, assista

Cientistas que coordenaram a missão afirmaram que vídeo será por 'muitos, muitos anos estudado'. Imagens detalham o conjunto de manobras de pouso chamado de "sete minutos de terror".

Por G1
Imagem feita pelo robô Perseverance na superfície de Marte, divulgada nesta segunda (22). — Foto: Nasa
Cientistas da Nasa, a agência espacial americana, divulgaram na tarde desta segunda-feira (22) o vídeo gravado pelo robô Perseverance durante o pouso em Marte feito no dia 18, no arriscado local conhecido como cratera de Jezero.

"Esta é a primeira vez que somos capazes de gravar um pouso em Marte como esse", disse o diretor do Laboratório de propulsão a jato da Nasa, Michael Watkins.


No vídeo, é possível ver em detalhes como o robô realizou a delicada manobra chamada “sete minutos de terror”: nesse intervalo de tempo, o veículo teve de reduzir a velocidade de 20 mil km/h para 0 km/h.

Ainda na atmosfera marciana, é possível ver o robô abrir o paraquedas que o ajuda a perder velocidade de voo. Neste momento, o veículo está a apenas 11 km do solo.



Em seguida, o Perseverance se separa do escudo térmico que foi essencial para protege-lo de temperaturas da atmosfera marciana de até 2.100°C.

Então, por um curto período de tempo o robô cai livremente. Neste momento, os retrofoguetes são acionados e três cordas de náilon e um "cordão umbilical" são lançados, por meio dos quais o Perseverance desce lentamente até o solo. A manobra foi chamada pelos cientistas de "sky crane" (guindaste no céu).



Logo após essa sucessão de eventos, as rodas do robô tocam o solo rochoso e avermelhado de Marte e o veículo se solta das cordas e do cordão que o ajudaram a pousar.


 

“Tenho certeza que vamos estudar esse vídeo por muitos, muitos anos, em busca dos detalhes”, disse um dos cientistas que coordenou a missão, Al Chen.


A chegada do robô ocorreu na cratera de Jezero, região do planeta que já foi um lago há bilhões de anos. Este é considerada o local de pouso mais perigoso já tentado em uma missão interplanetária.

O Perseverance pousou em Marte na quinta-feira (18), sete meses depois de a missão ter partido da Estação da Força Aérea de Cabo Canaveral, na Flórida, em 30 de julho de 2020.


 

Primeiras imagens e pouso


Perseverance enviou as primeiras imagens coloridas e em alta definição de Marte na sexta-feira (19), um dia após pousar no planeta. Com 19 câmeras acopladas, o robô tem o maior número de câmeras em um único veículo já enviadas a uma missão espacial.



Em uma das fotos, é possível ver o céu visto de Marte. Outra imagem colorida mostra uma das seis rodas do robô sob o solo arenoso do planeta vermelho.

A Nasa também publicou nesta tarde uma foto colorida do momento da chegada de Perseverance à 
cratera de Jezero.

O robô passará os próximos dois anos explorando a cratera de Jezero em busca de vestígios de vida que tenha existido no passado marciano.

Para a exploração, o veículo carrega instrumentos para coletar amostras, observar a geologia e transformar dióxido de carbono em oxigênio para viabilizar uma missão com humanos no planeta. Essa conversão será um dos passos essenciais para a Nasa conseguir levar astronautas em uma missão tripulada no futuro.

Acoplado ao Perseverance também está o Ingenuity, um helicóptero de 1,8 kg com hélices que giram cerca de 8 vezes mais rápido do que um helicóptero comum.

O robô explorador é o mais sofisticado já enviado ao espaço.

O primeiro foi o Sojourner, em 1997, seguido por Spirit e Opportunity, que desembarcaram no planeta em 2004. O último foi o Curiosity, que está no planeta desde 2012. Todos eles tiveram os nomes escolhidos em concursos nacionais.




Assista o pouso:




 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comunicação Gigante Publicidade 1200x90