Em uma tentativa louvável de um planejamento estratégico promissor, a prefeitura de Marechal Deodoro, através dos agentes comunitários de saúde, realizam mais de 26 mil cadastros de moradores utilizando a plataforma e-SUS – do Sistema do Governo Federal.
O QUE É O E-SUS
O e-SUS Atenção Básica (e-SUS AB) é uma estratégia do Departamento de Atenção Básica para reestruturar as informações da Atenção Básica em nível nacional. Esta ação está alinhada com a proposta mais geral de reestruturação dos Sistemas de Informação em Saúde do Ministério da Saúde, entendendo que a qualificação da gestão da informação é fundamental para ampliar a qualidade no atendimento à população. A estratégia e-SUS AB, faz referência ao processo de informatização qualificada do SUS em busca de um SUS eletrônico, serve para facilitar o trabalho nas unidades básicas de saúde, utilizando um prontuário eletrônico ou fichas de atendimento simplificadas.
SECRETARIA DE SAÚDE
Quem responde, atualmente, pela pasta da saúde em Marechal Deodoro, é o senhor Aérton Lessa Neto Limeira que é Tecnólogo em Logística, Analista de Sistemas, pós-graduado em Gestão em Saúde, Administração Hospitalar e Redes de Computadores. Foi secretário de Administração de Palmeira dos Índios, foi secretário de Saúde no mesmo município, secretário de Saúde do município de Igaci e secretário-adjunto da Secretaria de Estado da Saúde.
TRABALHO DE CADASTRAMENTO TINHA UM MODELO ARCAICO
Antes de adotar o sistema e-SUS, o cadastro era realizado de forma manual, limitando o número de atendimentos diários - com o novo método adotado a operacionalidade do sistema avança. – reduzindo, significadamente, o tempo dedicado dos servidores no atendimento.